Com apenas um lápis na mão e uma folha em branco, os alunos da Escola José Bonifácio em Laranjeiras do Sul estão deixando a imaginação voar. Por meio do projeto ‘Pequenos Escritores, 208 crianças de cinco a 10 anos têm a chance de explorar o mundo da escrita e da leitura, podendo desenvolver os próprios livros.
A idealizadora do projeto, a professora Eronice Ribeiro Leandro conta que o objetivo é incentivar a leitura e a escrita de forma criativa e interativa.
Queremos que as crianças desenvolvam habilidades essenciais, como criatividade, expressão verbal e escrita, e trabalho em equipe. Além disso, o projeto visa fortalecer a autoestima dos alunos, permitindo que vejam as criações transformadas em livros reais, que podem compartilhar com a família e os amigos.
Ao longo do projeto, os alunos são envol vidos em diversas atividades, como rodas de conversa, contação de histórias, e, em seguida, são guiados na criação e ilustração das próprias histórias. O projeto termina com uma noite de autógrafos, marcada para o dia 13 de novembro.
Neste dia, as crianças se transformaram em famosos escritores e vão poder apresentar os próprios livros para as famílias, celebrando o trabalho autoral.
DOAÇÕES
Para custear o projeto, a professora e outros educadores que abraçaram o projeto, estão arrecadando dinheiro por meio de diversas ações comunitárias. Os participantes vendem alfaces cultivadas na horta escolar, rifas, e fazem a coleta e venda de materiais recicláveis. “Essas atividades não só ajudam a financiar o projeto, mas também envolvem os alunos e as famílias em um esforço coletivo. Reforçando assim, a importância da colaboração e do senso de responsabilidade social”.
O orçamento para a produção dos livros somou R$ 3,5 mil, quem quiser ajudar pode fazer um Pix de qualquer valor. Basta utilizar a chave com o CPF: 955.524.219-49 (Eronice Ribeiro).
A leitura e a escrita são habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Essas atividades promovem a imaginação, a capacidade de resolver problemas e ajudam as crianças a construir um repertório de palavras e ideias que será essencial ao longo da vida acadêmica e pessoal. Além disso, o projeto também reforça a importância da literatura como uma forma de conexão com o mundo e com outras pessoas, criando uma base sólida para o aprendizado futuro. Quero muito comprar os livros para as crianças, pois eles se esforçaram muito para escrever. Por isso, peço a sua colaboração!
Leia outras notícias no Portal RSN.