Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
(Imagem: Divulgação/Centro Acadêmico de Medicina da Unicentro)
PROTOCOLADO

Alunos de medicina demonstram insatisfação em carta aberta

A insatisfação refere-se a falta de atenção dos órgãos quanto às atividades práticas do curso, entraves de contratos, entre outros motivos

Antunes
Antunes Jornalista
2 min de leitura

(Imagem: Divulgação/Centro Acadêmico de Medicina da Unicentro)

[caption id="attachment_278013" align="aligncenter"]
Carta Aberta (Imagem: Ipacom)Carta Aberta (Imagem: Ipacom)
O documento torna pública a insatisfação dos discentes quanto o "ínfimo posicionamento e, muitas vezes, sem resultados práticos visíveis que a Prefeitura de Guarapuava e o Governo do Estado (Imagem: Divulgação/Centro Acadêmico de Medicina da Unicentro)[/caption] O Centro Acadêmico de Medicina Marco Antonio Zago, protocolou uma carta ao Conselho Universitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O documento refere-se as atividades práticas do curso que acabaram prejudicadas devido entraves de contratos e estabelecimento de convênios. Conforme publicação feita nesta sexta (3) no Instagram do Centro Acadêmico, os problemas começaram no segundo semestre de 2022.

Hoje, caminhando para o final do calendário letivo do semestre, os alunos permanecem sem suporte para algumas atividades práticas que são de extrema importância para a formação dos acadêmicos e para a saúde pública do município.

Segundo a carta, o atendimento médico oferecido no Centro de Simulação do Departamento de Medicina (CEMED), encontra-se interrompido. O retorno das atividades depende da assinatura da Prefeitura de Guarapuava. Além disso, o convênio com o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) tem se arrastado sem respostas satisfatórias dos órgãos superiores. Ainda de acordo com os acadêmicos, as aulas do quinto ano, período correspondente com o internato seguem "sem um projeto definitivo", isso porque depende da nomeação de professores pelo Governo do Estado. Desse modo, a 'Carta aberta à comunidade' representa os alunos de todos os períodos do curso de Medicina da Unicentro.

Estamos ávidos pelo retorno das atividades práticas e contribuição com a saúde pública do município.

Por fim o documento torna pública a insatisfação dos discentes quanto o "ínfimo posicionamento e, muitas vezes, sem resultados práticos visíveis que a Prefeitura de Guarapuava e o Governo do Estado têm adotado perante a situação exposta". A carta na íntegra está disponível no perfil do Instagram do Centro Acadêmico e pode ser acessada aqui. Leia outras notícias no Portal RSN.