22/08/2023
Educação Guarapuava

Alunos do 6º ano lançam livro autoral com haicais nesta quarta

Alunos do 6º ano do Colégio Cívico-Militar Mahatma Gandhi lançam obra com haicais autorais e imagens criadas com inteligência artificial

Turma do 6º ano do Mahatma Gandhi (Foto: divulgação)

O talento jovem vai ocupar o palco da literatura nesta quarta (10), a partir das 18h30, no auditório do Centro Universitário Campo Real, em Guarapuava. É quando haverá o lançamento do livro ‘6º anos e seus pequenos grandes haicai’, uma obra escrita e ilustrada pelos alunos do 6º ano do Colégio Estadual Cívico-Militar Mahatma Gandhi.

A iniciativa partiu d professora Jolanda da Hora, responsável pelo componente curricular de Redação e Leitura. Inspirados no livro ‘Os Haicais do Menino Maluquinho’, do autor Ziraldo, os estudantes participaram de uma releitura criativa da obra. De acordo com a professora, as turmas, colocaram em prática não apenas a escrita autoral, mas também protagonizando as imagens do livro. Estas, recriadas com o apoio de inteligência artificial.

Turma 6º ano (Foto: divulgação)

Conforme a direção do Colégio, a produção contou com a mediação da diretora Paloma Ratuchne, que encaminhou os exemplares para a Editora Apprehendere. O livro conta com Ficha Catalográfica e ISBN, elementos que garantem a inserção no universo editorial com reconhecimento formal.

A PROPOSTA

Ilustração feita por uma das alunas (Foto: divulgação)

Mais do que um produto final bonito para apresentar às famílias, o projeto representa um gesto pedagógico potente. De acordo com a esola, ao escreverem e publicarem um livro, os alunos experimentam o que é ter a voz reconhecida e celebrada, descobrindo que a escola pode e deve ser espaço de criação, autoria e pertencimento.

A proposta fortalece a autoestima acadêmica e desenvolve, na prática, habilidades essenciais de leitura, escrita e pensamento crítico. Os alunos revisaram, reescreveram, escolheram palavras com cuidado e aprenderam, linha por linha, que escrever é também uma forma de pensar o mundo.

O apoio das famílias, de acordo com a direção, foi fundamental para a concretização do projeto. “Trata-se de uma iniciativa que reafirma o papel transformador da escola pública e o compromisso da equipe pedagógica com uma educação que valoriza o talento de seus jovens”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.