22/08/2023

Alunos expõem pinturas criadas através de tiros de espingarda

imagem-96277

Da Redação

Os alunos da Turma B do 4º ano de jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estão expondo quadros produzidos em uma prática inusitada onde as peças foram pintadas através de tiros de calibre doze em onze latas de tinta colorida em spray. A prática, que teve apoio e supervisão da Polícia Militar de Guarapuava, foi produzida como parte da primeira edição de 2015 do jornal narrativo Bebop, lançado em junho e que já está disponível para leitura online.  

De acordo com o professor Anderson Costa, responsável pela disciplina de Jornal Laboratório e que tem como um dos seus produtos o Bebop, a prática de tiros para produção de quadros foi baseada na reprodução de quadros de pintura abstrata de William Burroughs, artista norte-americano ligado ao movimento contracultural beatnik, cujo auge ocorreu durante as décadas de 1950 e 1960. Esses quadros, denominados shotgun paitings, são produzidos a partir de tiros de espingarda em latas de tintas coloridas em spray, sendo que o espirro da tinta na madeira compõe o quadro.

“A motivação da prática de Burroughs era a crítica e a desconstrução das técnicas clássicas de pintura. Os quadros resultantes do exercício serão expostos na Unicentro nas próximas semanas”.

A exposição das obras, chamadas Onze Latas Mortas, começou nessa terça feira (28) e segue até o dia 14 de agosto no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz. Simultaneamente, no mesmo local, acontece a exposição de fotografias Riqueza Nativa, também produzida por alunos de jornalismo na disciplina de fotojornalismo, em 2014, e que mostra um olhar fotográfico sobre as comunidades Kaigang e Guarani da região de Guarapuava.

A edição do Bebop que conta com o ensaio Onze Latas Mortas e outros conteúdos com o tema disciplina podem ser acessados por meio do banner do jornal, disponível na página inicial da Rede Sul de Notícias.

Link para a edição> http://issuu.com/jornalbebop/docs/bebop_01_-_2015_-_issuu

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo