22/08/2023
Cotidiano

Alunos protestam contra fechamento de turmas em Guarapuava

imagem-67670

Uma manifestação de alunos de terceiras séries do ensino médio marcou a manhã desta sexta feira (28) em Guarapuava, em frente ao Colégio Manoel Ribas (CMR).
O motivo do protesto é a Resolução 4527/2011, da Secretaria Estadual de Educação, que prevê o número mínimo de 35 alunos por turma e o máximo de 45.

De acordo com o chefe do NRE, Valdir Kukelcik, o objetivo da Resolução é garantir a mobilidade do estudante e  do professor dentro da sala de aula, estabelecendo 1,20 metro/aluno.

Para cumprir a determinação houve o fechamento de uma turma de segunda série que contava com 27 alunos. Portanto, número abaixo do mínimo previsto por turma. Com a exclusão houve o remanejamento de estudantes para outras salas, chegando ao limite de 36 estudantes por turma, abaixo do máximo previsto.

A notícia de que uma turma de terceira série também seria fechada provocou a revolta dos estudantes que contaram com a solidariedade das segundas séries. O protesto mobilizou as duas turmas.

Porém, a intervenção de Kukelcik junto à Secretaria de Estado da Educação reverteu o processo e a terceira série foi mantida, já que contava com 39 alunos, abaixo do máximo previsto.

O problema de ensalamento atinge o Paraná por falta de planejamento das direções. De acordo com a Seed, Guarapuava é o município que menos tem esse problema. “Há municípios onde 40 turmas já foram fechadas e os estudantes remanejados para outras salas”, disse a Seed.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.