Os tons amarelos e azuis da famosa obra ‘Campos de Girassóis’ de Van Gogh tem um significado diferente para quatro alunos surdos de Guarapuava. Isso porque, foi por meio da visão única da obra que os estudantes da Escola Municipal Bilíngue de Instrução em Libras Prof. Jaqueline Fontoura Santos brilharam no “Terceiro Campeonato Artístico-Literário para Crianças Surdas: #CasaLibras em Ação”.
Com dedicação e talento, os estudantes guarapuvanos se destacaram, conquistando o segundo lugar na categoria Educação Infantil, no campeonato nacional. O concurso, promovido pela Universidade Federal de São Carlos teve como tema a arte surda. Também desafiou estudantes de diversas escolas do Brasil a fazerem uma releitura do quadro. Conforme as informações, mais de 400 alunos brasileiros participaram da competição, entre 40 escolas.
Participando com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, os alunos mergulharam em um processo criativo e colaborativo. Eles tiveram aulas sobre a biografia do autor e poesias em Libras. A tarefa era mais do que uma simples interpretação artística: além da releitura, a categoria do Ensino Fundamental I exigia a gravação de um vídeo em Libras. Os alunos deveriam se apresentar e compartilhar os conhecimentos sobre a obra e o autor.
Além disso, a vitória também envolve as professoras Danise Machado Sczepanovski e Beatriz Aparecida Protcz, que guiaram os alunos nesta jornada artística. De acordo com as professoras, o prêmio reflete o comprometimento da escola com a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos surdos, proporcionando um ambiente de aprendizado onde é possível explorar o potencial.
Parabenizamos nossos alunos e professores e agradecemos a todos que contribuíram para essa vitória. Uma premiação assim, em um campeonato em nível nacional, com certeza é um grande reconhecimento, pois em poucos meses de funcionamento a escola dá um pontapé inicial em escrever a história na educação de surdos de Guarapuava com um ensino de qualidade e equidade. Esse reconhecimento reforça nossa motivação em continuar promovendo a educação inclusiva e inspirando nossos alunos a superarem desafios por meio da arte.
Leia outras notícias no Portal RSN.