22/08/2023

#Amando e a sociedade de valores líquidos

imagem-88831

Os brasileiros que não percebem a fragilidade do relacionamento entre Amanda e Fernando, participantes do BBB 15, devem ser aqueles que não estão acompanhando o programa. Em tempos de relações intensas e efêmeras, em que as pessoas são confundidas com produtos descartáveis de troca, a aproximação dos dois demonstra claramente o momento que a sociedade vive hoje.

Estamos cercados de computadores, celulares, mensagens instantâneas e comunicação organizada em grupos virtuais que dão a falsa sensação de completude. Por outro lado, os novos contatos pessoais, num nível superior às redes sociais, com raras exceções, têm um prazo de validade cada vez menor, na mesma proporção em que cresce o sentimento de vazio, solidão e medo coletivo.

Um dos intelectuais mais respeitados da atualidade, Zygmunt Bauman, chamou este fenômeno de fragilidade dos laços humanos como “Amor Líquido”, nome do seu livro mais popular em todo o mundo. Segundo ele, atualmente, nada é feito para durar por muito tempo, muito menos para se solidificar.

Sua teoria defende que as relações começam, condensam-se momentaneamente e evaporam num processo cada vez mais dinâmico, onde tudo acontece muito rápido e as pessoas se tornam cada vez mais egoístas e individuais em seus desejos em relação ao outro.

Que a exposição em larga escala em rede nacional do casal #Amando, que inclusive tem despertado rejeição em grande parte dos brasileiros, sirva ao menos como espelho para uma boa reflexão sobre a forma que temos vivido.

Que o amor não escorra por entre os dedos!

Abraço forte!

Jo. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo