22/08/2023
Cotidiano

Amocentro dá inicio ao processo de declaração de estado de emergência

imagem-50088

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

 

Uma comissão da Amocentro ( Associação do Municípios do Centro do Paraná) se reuniu na tarde desta quinta feira (21), com o comando da Defesa Civil de Guarapuava para discutir a possibilidade de decretação de estado de emergência nos municípios da região. Segundo a comissão, as chuvas ocasionaram grandes danos principalmente na agricultura,principal atividade dos municípios. “Em toda a região temos cerca de 200 mil hectares de lavouras de soja, estimamos uma perda de quase 30 mil hectares, é quase  tamanho de um município como Pitanga” explica o membro da comissão, Valter Poleto Júnior.

Além da reunião com o capitão Jorge Augusto e o major Anderson Willians de Souza Cortês, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil , que auxiliaram a comissão com orientações sobre os aspectos técnicos e documentação. Os representantes da Amocentro irão se reunir, ainda esta tarde, com membros do DERAL e da SEAB  para que haja a comprovação por meios de laudo dos danos causados pelas chuvas.

Segundo o presidente da Amocentro, Marcos Seguro, a reunião com as entidades busca acelerar o processo de documentação necessária para que haja o pedido de decretação do estado de emergência.  Já nesta terça feira os municípios afetados começarão a preencher o NOPRED (Notificação  Preliminar de Desastre) um dos documentos necessário.

Ainda de acordo com Seguro, cada município entrará com um pedido de estado de emergência, contudo, a associação usará sua força política para acelerar o processo com o governo estadual. “Já na terça feira estaremos em uma reunião em Curitiba, e lá conversaremos com o governador para termos isso o quanto antes” comentou Marcos Seguro

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.