Para promover o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava realiza ação preventiva nesta sexta-feira (22). Os agentes comunitários ião percorrer o Centro da cidade, das 9 às 15h, distribuindo panfletos e orientando sobre o agendamento de exames.
Também será divulgada a semana educativa que acontecerá entre os dias 25 a 28 deste mês. Segundo a coordenadora do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), Elisa Midori Yamaguti Katayama, quanto ates iniciar o tratamento a forma de contagio diminui. “A tuberculose não apresenta sintomas agudos, o diagnóstico precoce deve ser feito para que o paciente comece o tratamento e, com isso, deixe de infectar outras pessoas”.
A doença é a terceira maior responsável pelos óbitos por causas infecciosas e a primeira entre pacientes com Aids no Brasil. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente através do ar, ao falar espirrar ou tossir. Os principais sintomas são: tosse com catarro por mais de três semanas; febre baixa no fim do dia; emagrecimento; perda de apetite; sudorese noturna; cansaço e dores no peito. Caso sejam confirmados um médico deverá ser consultado o quanto antes.