A quilombola Ana Maria Santos da Cruz, da comunidade Paiol de Telha em Guarapuava, é a nova coordenadora da Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (FECOQUI). A eleição por unanimidade aconteceu no domingo (03) durante o I Encontro Estadual das Federações das Comunidades Quilombolas do Paraná, em Curitiba. O evento acaba nesta quarta-feira (06). Ana Maria é também a coordenadora executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (ACONAQ). Como vice-presidente ficou o representante de Batuva em Guaraqueçaba, o poeta e professor Ilton Gonçalves da Silva.
De acordo com Ana Maria, os quilombos do Paraná avançaram nas discussões pois toda a articulação e organização do evento foram feitas pelos próprios quilombolas. “O nosso objetivo é que ninguém fale por nós. Nós temos voz e vamos falar”, afirmou. O evento teve o apoio do Governo do Estado por meio das secretarias de Educação, do Trabalho, Relações com a Comunidade e outras entidades que, segundo Ana Maria, facilitando o diálogo com os quilombolas.
Legenda: O secretário especial para Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, Ana Maria e Clemilda Santiago Neto, da Secretaria de Estado da Educação.