Da Redação
Guarapuava – A menina Maria Julia precisa da solidariedade humana para continuar seu tratamento médico e poder andar.
Para angariar recursos, a família está organizando um bazar e a Ação entre Amigos "Anda Maju", com valor de R$ 5 o bilhete. Serão sorteados vários prêmios.
Para o bazar, a família solicita a doação de roupas, utensílios domésticos e calçados. “A nossa intenção é fazer o bazar nos dias 7 e 8 de julho no Centro Comunitário da Igreja São Francisco de Paula, no Morro Alto”, diz a avó da menina, Eliete Turkot Parteka. As doações podem ser entregues no Centro Comunitário ou a família irá buscar. Basta ligar para (42) 9.98826-6662 , falar com Eliete ou ir até a igreja e entregar à Dona Antonia, que é bisavó de Maju.
A pequena Maju tem 2,7 anos de idade e nasceu com má-formação congênita de intestino (ânus imperfurado) e usou bolsa de colostomia até um ano. Nasceu com apenas um rim e está com hidronefrose moderada. Usou cateter para urinar até os 2,6 anos. Possui ainda desvio na coluna e PCA moderado no coração, além de deficiência auditiva. Não ouve com o lado direito e tem 50% de audição no lado esquerdo. Devido ao atraso neuropsicomotor ainda não está andando. Além disso, possui problemas cardíacos e irá fazer cirurgia. Maju já passou por três procedimentos cirúrgicos de intestino e outros dois no rim.
Para ter qualidade de vida, a criança precisa de atendimento multidisciplinar com fisioterapia no método Cuevas, três vezes por semana, faz ecoterapia no campus Cedeteg e vai à fonoaudiologia também três vezes semanais.
“Devido aos gastos com atendimentos em Guarapuava e em Curitiba estamos pedindo as doações”, diz Eliete.