22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Saúde

Anestesia foi aplicada por ginecologista, diz responsável por ‘minilipo’

Médico afirma que ginecologista Antonio Baccin aplicou anestesia antes de paciente sofrer parada cardíaca. Nem Baccin, nem Moura possuem especialidades na área

ginecologista

Wagner Moura de pronunciou em vídeo (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O médico Wagner Moura, responsável pelo procedimento estético de Mariluci Andretti, se pronunciou em vídeo nas redes sociais nesta terça (19). Na declaração, ele citou a participação de um segundo profissional, o ginecologista Antonio Baccin, sócio da clínica Mater Dei, onde ocorreu o atendimento. Wagner também anunciou a suspensão temporária dos atendimentos dele “em respeito à transparência e à seriedade que o momento exige”.

Conforme Moura, Baccin foi o responsável por aplicar um “bloqueio anestésico loco-regional” na paciente. Ele afirma que a parada cardiorrespiratória de Mariluci ocorreu após este procedimento e antes que ele pudesse iniciar a “minilipo” – uma técnica de lipoaspiração de pequeno volume. “Ressalto que não cheguei a realizar o minilipo”, diz Moura no vídeo.

O Portal RSN entrou em contato com o médico ginecologista Antonio Baccin e com a sócia da clínica, Denise Baccin, para obter um posicionamento sobre as declarações de Wagner Moura. Mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno das partes contatadas.

FALTA DE ESPECIALIDADE

Nem Baccin tampouco Moura tinham as especialidades necessárias para o procedimento. A especialidade registrada de Antonio Baccin no Conselho Regional de Medicina (CRM) é Ginecologia e Obstetrícia, não constando o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Anestesiologia. Já Moura, formado em 2019, não possui nenhuma especialidade.

Mariluci Ribeiro Andretti, de 42 anos, segue internada na UTI do Hospital São Vicente desde a última quinta (14). A advogada da família de Mariluci, Gisele Silveira, fez contato com o Portal RSN nesta terça (19). Ela afirmou que concentra todas as informações sobre o quadro de saúde de Mariluci. “A advogada da família informou que por hora não há atualização do quadro de saúde dela [Mariluci] já que a família se dedica integralmente à recuperação de Mariluci”.

O caso já havia motivado uma nota da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Paraná (SBCP-PR), que confirmou apurar uma denúncia de “atuação irregular de um médico como cirurgião plástico na região de Guarapuava”. O Portal RSN entrou em contato com a Polícia Civil, que não informou até o momento se há ou não abertura de inquérito para investigar o caso.

Leia a nota de Wagner Moura, divulgada em vídeo, na íntegra:

“Em respeito à ética médica e aos princípios que regem boa prática, venho a público me pronunciar acerca dos fatos recentemente divulgados.

Primeiramente, manifesto minha solidariedade, assistência e acompanhamento integral à família da paciente, que ainda se encontra hospitalizada, recebendo todos os cuidados necessários.

Diante das distorções de informações e interpretações equivocadas que têm circulado, torna-se indispensável esclarecer que foi realizado bloqueio anestésico loco-regional pelo colega Dr. Baccin. E antes de iniciar o procedimento minilipo, aconteceu o fato já conhecido. Ressalto que não cheguei a realizar o minilipo.

Reafirmo o meu compromisso e responsabilidade ética quanto à paciente, assegurando que todas as medidas médicas cabíveis foram tomadas, com a máxima diligência.

Em razão deste cenário, todos os meus atendimentos estão temporariamente suspensos em respeito à transparência e à seriedade que o momento exige. Reitero por fim meu compromisso com o juramento médico que norteia a minha conduta pautada sempre no zelo, na ética e na vida.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.