22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Antiga sede da catedral passa a ser santuário no dia da Padroeira

Denominação de santuário é autorizada pelo bispo diocesano. Alteração da nova sede depende de comunicação ao Vaticano, diz padre Jean

catedral1

Antiga sede da catedral passa a ser santuário no dia da Padroeira (Foto: Diopuava)

A programação religiosa para celebrar a Padroeira, Nossa Senhora de Belém, no 2 dia de fevereiro, terá mais um motivo especial. A bicentenária catedral passará a ser santuário. A nova sede construída ao lado da antiga igreja, passará a ser a Catedral.

De acordo com o pároco, Padre Jean Patrik, as alterações dependem de trâmites burocráticos. A primeira dele é simples, pois o próprio bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, dará a autorização. Entretanto, quando se trata da elevação à Catedral, o Vaticano deverá receber a comunicação.

Construída há 202 anos, a história da hoje Catedral se confunde com a fundação do Município. E será nesse templo bicentenário que haverá celebrações de missas, novenas, acolhimento a peregrinos. “É um local para pedir bênçãos e graças”.

(Foto: arquivo/RSN)

Conforme o padre João Patrick, a nova sede por ter capacidade para 1,5 mil pessoas sediará celebrações de grande porte. “As missas de domingo também continuarão sendo celebradas ali”. Todavia, por causa da pandemia, o templo está recebendo somente 400 pessoas.

INVESTIMENTO

Com cerca de R$ 5 milhões já investidos, a obra da nova Catedral está 70% concluídos. Entretanto, para os outros 30% ainda falta recursos, estimados em R$ 700 mil. De acordo com o padre Jean Patrick, faltam detalhes internos e externos, como climatização, pintura, sacrário, entre outros.

Construída há 20 anos, a obra tem como idealizador o padre José de Paulo Bessa, em 1997. O projeto arquitetônico original é assinado por de Paulo Ernesto Siqueira Martins. De acordo com o projeto, a obra tem dois ‘braços’ que abraçam a igreja antiga”. Assim, no lado esquerdo, onde atualmente existe um salão, o projeto prevê o ‘segundo’ braço da catedral. Conforme o projeto, quando concluído, em toda a quadra ficarão somente as duas igrejas.

RESTAURAÇÃO

(Foto: Diopuava)

Considerada uma das igrejas católicas mais bonitas do Estado, a Catedral Nossa Senhora de Belém,  já passou por restaurações e mudanças. Uma delas, na década de 1990, antecedeu o início da obra físico do novo templo. Entretanto, segundo o padre Jean Patrick, nova restauração se faz necessária. “Precisa de pinturas externa e interna. Há muitas infiltrações”.

Leia novas notícias no Portal RSN.

 

 

.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.