22/08/2023
Economia

Apenas cinco declararam IR em Guarapuava

imagem-35655

A Receita Federal em Guarapuava recebeu até a tarde desta sexta-feira, dia 2,  apenas 05 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. A expectativa é de que cerca de 22 mil contribuintes cumpram a sua obrigação com o “leão” até o dia 30 de abril, último dia para que  a declaração seja entregue. A estimativa é do chefe da Agência Federal em Guarapuava, Marcos Guerra. O prazo começou ontem, quinta-feira , dia 1o de março.

No Paraná, até esta sexta-feira, 13.110 declarações foram recebidas contra 283.055 documentos recebidos em nível federal. A expectativa do órgão é receber aproximadamente 25 milhões de declarações nesse período.

 

De acordo com Marcos Guerra, o movimento nos primeiros dias liberados para a entrega da declaração é impulsionado por contribuintes que já possuem a documentação necessária em mãos e que desejam se habilitar para os primeiros lotes de restituição.

 

Para ter direito à restituição nos primeiros lotes, os declarantes devem preencher e enviar o formulário eletrônico logo no início do prazo. As pessoas com idade acima de 65 anos também têm prioridade. A regra não vale se forem constatadas inconsistências ou pendências na declaração.

 

O programa gerador da declaração está disponível napágina da Receita Federal na internet. O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo responsável pela transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.

 

Para facilitar o preenchimento, a Receita atualizou a página especial com o tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida até a entrega da declaração. Para encontrá-la,o contribuinte deve acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012.

 

A Receita também liberou um manual para o contribuinte e para os seus funcionários com perguntas e respostas sobre o preenchimento da declaração.

 

Com Agência Basil

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.