Apenas duas cidades da 5ª Regional não têm suspeita de covid-19

No Paraná a doença já está presente em 93% dos municípios. Os sete primeiros dias de julho registraram 11.322 casos e 202 mortes no PR

Apenas as cidades de Laranjal e Boa Ventura do São Roque não têm casos na regional  (Foto: Agência Brasil)

Dados da Secretaria de Saúde do Paraná apontam que apenas dois, dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava, não registraram nenhum caso suspeito de covid-19. Laranjal e Boa Ventura do São Roque não tiveram nenhum registro da doença.

Além disso, Campina do Simão é a única que ainda não confirmou casos da doença, apesar de estar com 12 pacientes em investigação. Turvo confirmou o segundo caso nesta semana. Desse modo, todas as outras cidades da regional, tem mais de três casos confirmados em cada.

Em Guarapuava, a Saúde do município, já confirmou 274 pacientes com a doença. No entanto, 118 pacientes já se recuperaram. O primeiro caso confirmado em Guarapuava foi em 26 de março.

Já os primeiros casos confirmados no Paraná foram em 12 de março em duas cidades. Até o dia 7 de julho, a Secretaria de Saúde contabilizou que 373 cidades já registraram pelo menos um caso.

DADOS ALARMANTES

A Secretaria destacou que a evolução é significativa em julho. Os sete primeiros dias do mês concentraram 11.322 casos, ou 33% de toda a pandemia, iniciada em março. Em relação às mortes já são 202 apenas neste mês, 24% do total registrado no ano.

Além disso, o aumento significativo nos últimos 40 dias tirou o Paraná da liderança do índice de casos por 100 mil habitantes, alcançada desde o começo da pandemia com o esforço da sociedade e do Governo do Estado.

Os primeiros seis casos, divulgados no dia 12 de março, foram registrados em dois municípios: Cianorte e Curitiba. Eram pessoas que viajaram para o Exterior e retornaram infectadas. Assim, com o passar dos dias, a circulação e deslocamentos constantes alteraram o padrão e começou a transmissão comunitária.

Um mês depois, em 12 de abril, o monitoramento da secretaria registrava 738 casos em 78 cidades e 30 mortes em 14 municípios do Estado. Outros 30 dias depois, em 12 de maio os casos mais que dobraram em quantidade de pacientes e municípios: 1.906 confirmados em 158 cidades e 113 mortos em 44 cidades.

Além disso, no dia 12 de junho a Secretaria da Saúde divulgou 8.705 casos registrados em 296 municípios e 294 mortos em 100 municípios. Até o dia 7 de julho, 117 dias após os primeiros casos, o Paraná registra 33.939 casos em 373 municípios e 837 pacientes que morreram em 164 cidades.

DESAFIO

Por fim, o Secretário de Saúde Beto Preto, explica que a covid-19 representa um desafio para a administração pública e para a sociedade. “O avanço da doença é assustador quando olhamos para o mapa e os números. Mas é muito cruel porque perdemos 837 cidadãos neste curto período”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SANEAMENTO

Cristina Silvestri anuncia obra de rede de esgoto no bairro Santana

VACINA É IMPORTANTE

Saúde estima que 10.307 crianças devem ser vacinadas em Guarapuava

SINISTRO

Vândalos ateiam fogo em escola no Residencial 2000

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com