22/08/2023



Agronegócio

Apesar da chuva, atividades da Expogua continuam neste sábado

imagem-57262

Nem mesmo o frio e a chuva em Guarapuava impedem as atividades programadas para este penultimo dia de Expogua. Desde a manhã deste sábado, vários eventos agropecuários estão sendo realizados no Parque de Exposições Lacerda Werneck.

A competição de timpene para cavalos da raça Quarto de Milha é um deles. A prova foi iniciada às 9h e terá outra edição começou às 14h. De acordo com o  presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, Paulo Chaves, o timpene é uma competição em que três cavaleiros devem fechar três bois com a mesma numeração em um curral. "O trio que conseguir em menos tempo vence”. Segundo o presidente, essa prova tem sido recorde de inscrições em torneios oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

Outro evento importante deste sábado será o julgamento da Raça Charolês, competição nacional que será realizada na feira (Expobrasil). No total 54 animais serão avaliados. De acordo com o presidente do Núcleo de Criadores Charolês, Josef Pfann Filho, essa raça de bovino é a melhor para ganhar peso. “São muito precoces para ganhar volume, tem fácil conversão alimentar, por isso resultam em animais muito grandes”.

Sobre o julgamento de amanhã domingo, o presidente explica que os animais começam a ser avaliados dos 6 meses aos 48 meses para os machos e de 6 a 69 meses para as fêmeas, sendo que as categorias são separadas de dois em dois meses. “Para cada categoria tem algumas exigências. Por exemplo, para as fêmeas tem um momento em que elas devem estar prenhes ou com um bezerro. O fenótipo do animal é analisado, características corporais, musculação, locomoção, bons aprumos”.

À noite, os guarapuavanos Nelson Henrique & Alexandre farão um show às 19h. Em seguida, às 20h30, terá início o rodeio com narração de Giovany Araújo.

 

Com Naiara Persegona (Assessoria de Imprensa Expogua/Unicentro)

Foto: Rilori Braga

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo