O prefeito Celso Góes (Cidadania) não escondeu a emoção durante a chegada da vacina Coronavac em Guarapuava. De acordo com a 5ª Regional de Saúde, são 1.533 doses destinados, inicialmente, a parte dos profissionais da saúde e idosos e atendentes do Asilo S.O.S Airton Haenisch, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura. “Essa vacina se traduz em esperança. É uma vitória da ciência, do SUS”.
Seguindo as prioridades, na manhã desta quarta (20) equipes da Vigilância Epidemiológica vacinaram profissionais no Hospital Regional, na Upa do Batel e UBS do Boqueirão. Conforme as informações, o primeiro vacinado no Hospital Regional é José Valdeci Almeida, de 50 anos. Ele trabalha como higienizador do HR. “A vacina é uma esperança de que as coisas voltem mais próximas do normal”.
* Veja o vídeo (Secom)
APELO
Entretanto, o prefeito que encarou a pandemia desde o início como secretário de Saúde, agora como prefeito, repete o ‘mantra’ pautado diariamente enquanto esteve na Sesa. “Faço um apelo para que a população continue com os protocolos de higiene. Usem a máscara, higienizem as mãos com álcool gel, pratiquem o isolamento social”. De acordo com o prefeito, portanto, o começo da vacinação não significa que as pessoas devem relaxar nos cuidados contra a covid-19.
Celso Góes lembrou que o município segue o Plano Estadual de Vacinação. Portanto, a população está dividia em grupos prioritários. “Levaremos até o fim de ano para vacinar todas as pessoas”. O prefeito lembrou mais uma vez que o município depende do Estado para receber as doses.
Mas assegura que nenhuma pessoa ficará sem a vacina no decorrer do meses. Disse também que a saúde é prioridade na atual gestão.
Leia outras notícias no Portal RSN.