22/08/2023

Após 17 anos, aluno tem a oportunidade de cursar faculdade e ser contador

imagem-74694

Por Cristina Esteche

Alunos da Unopar, polo de Guarapuava, foram aprovados em exame de suficiência do CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Mas a conquista não se resume a aprovação, mas destaca a importância da graduação para alunos que há muito tempo haviam parado de estudar. Ezequiel Vosny é um deles.

Ele concluiu o curso técnico em contabilidade em 1997, no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, em Guarapuava. No final desse mesmo ano começou um estágio  remunerado numa concessionária de veículos onde foi efetivado, um ano depois, como auxiliar administrativo. Foi sendo remanejado dentro do setor para o departamento fiscal e por fim, o departamento contábil. “Me ensinaram na prática a trabalhar com contabilidade comercial e diante desta oportunidade que me foi dado, tentei aproveitar ao máximo mas, não continuei estudando, de imediato”. Ezequiel diz que apenas fazia alguns cursos e participava de palestras na área, que aconteciam em Guarapuava e Curitiba. “Estava bom trabalhar desta forma, pois me casei e constituí família e mais a residência e automóvel. Mas observei que o mercado de trabalho na área de contabilidade é exigente por profissionalização. E não bastava somente ter o CRC e ‘assinar a contabilidade”. Ezequiel sentia a necessidade de  ter graduação. “Ora, quase uma década se passou, neste interim, escolhi a Unopar, ingressei no curso de Gradução em Ciências Contábeis e me formei em meados do ano de 2013. E desde o início de 2014 estou me pós graduando em contabilidade e controladoria, primeiramente, depois pretendo mais pós graduações em auditoria, perícia”, relata.

“Hoje, além de trabalhar naquela empresa citada anteriormente, compartilho ensinando o conhecimento aos discentes de Ciências Contábeis, do Polo da Unopar em Guarapuava – PR, como Tutor de Sala. Também saliento para o fato de que, após terminar o curso na Universidade Norte do Paraná, e de acordo com a Lei12.249/2010, realizei o 1º Exame de Suficiência de 2014 para Bacharel em Ciências Contábeis e passei. Assim aguardo o processo de consolidação da minha profissionalização e vou atuar como contador oficialmente, agregando mais valores a esta profissão qual está em ascensão em nosso País e internacionalmente”.      
  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo