Depois da aprovação da lei que regulamenta e democratiza as eleições diretas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Guarapuava, a data para a primeira eleição de diretores já foi marcada. De acordo com a Secretária de Educação Sandra Zanette, no dia 13 de dezembro acontece a eleição para diretores e no mesmo dia deve ser revelado o resultado. “Essa aprovação é uma conquista para Guarapuava e uma promessa do Cesar Filho desde a época de campanha”.
Sandra também conta que os educadores que atenderem os critérios para poder concorrer ao cargo, antigamente político, já podem começar a preparar um plano de ação para apresentarem na eleição.
Nas observações da atual diretora do Cmei João Paulo II, Bernadete de Fátima Mayer, a aprovação da lei é uma vitória para a classe. “É importante, principalmente, para nós podermos ter chances de mostrar o nosso trabalho. Além disso, todos podem mostrar o seu valor e do que são capazes de fazer”.
A lei 2194/2013, que foi sancionada nesta quinta feira (21) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho na Câmara Municipal de Vereadores, especifica que o processo de escolha deva ocorrer a cada dois anos, podendo concorrer professores ou educadores em situação regular nos Cmeis. A assinatura também foi feita pela vice prefeita Eva Schran, a Secretaria de Educação Sandra Zanette, o Secretário de Administração Ivanês Joséfi e o presidente da Câmara de Vereadores, Edony Kluber.