Após aumento de casos, Irati terá lockdown aos fins de semana

Com 52 casos confirmados, sendo oito nessa segunda (6), o prefeito Jorge Derbli lamentou ter que endurecer as medidas. Determinações seguem até 21 de julho

Somente nessa segunda (6) oito casos foram confirmados (Foto: Arquivo/RSN)

As autoridades municipais de Irati, endureceram as regras de isolamento e distanciamento social após o aumento de casos confirmados de covid-19 na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já são 52 casos. Sendo que oito deles, foram confirmados nessa segunda (6). Além disso, 20 pessoas cumprem isolamento domiciliar e 33 pacientes já se recuperaram. Outros 30 pacientes aguardam resultado.

Desse modo, o documento faz a ressalva de que “o momento atual é complexo, merecendo um esforço conjunto na gestão e adoção de medidas necessárias aos riscos que a atual situação demanda, e o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e agravos à saúde da população”.

O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, declarou que “Irati tem três pacientes internados no município, além do primeiro caso, em Ponta Grossa, e a curva dos confirmados não deixará de subir, enquanto não diminuir o número de pessoas circulando”.

DETERMINAÇÕES

Assim, até o dia 21 de julho fica decretado lockdown aos sábados, domingos e feriados na cidade. Além disso, pelo período de 14 dias, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, poderão exercer as atividades de segunda a sexta, das 8h às 18h. Exceto farmácias e postos de combustíveis.

A partir das 18h até às 21h, os estabelecimentos que vendem alimentos preparados ao consumo, como restaurantes, lanchonetes, panificadoras e serviços ambulantes de alimentação, poderão funcionar apenas para entrega em domicílio (delivery) ou retirada no local ou balcão (drive thru). Não será permitido o consumo de alimentos, lanches ou bebidas nos locais. Além disso, segue a determinação do toque de recolher a partir das 21h.

Ainda de acordo com as determinações, as instituições financeiras e casas lotéricas devem, obrigatoriamente, manter um colaborador devidamente identificado para fiscalizar e organizar as filas internas e externas, bem como o uso de máscaras. E ainda ficam suspensas todas as atividades religiosas (celebrações, cultos, missas e outros eventos) com a presença de fieis.

Por fim, ficam interditados os parques, praças, ginásios e quadras públicas de esportes, com uso de fitas amarela e preta, e com a devida fiscalização da Guarda Municipal e Polícia Militar. O prefeito, Jorge Derbli, lamentou a necessidade de endurecer as medidas.

“Lamento ter que tomar essas atitudes, mas é uma ação necessária para fortalecer a barreira contra o coronavírus e defender a saúde do cidadão. Não queremos fechar nada, desde o pequeno empresário até os grandes empreendimentos, por isso ajustamos estes horários de forma a permitir que todos possam trabalhar. Mas nestas duas semanas precisamos baixar nossa curva de crescimento dos casos confirmados”.

Anúncio foi feito nessa segunda (6) (Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria de Comunicação da prefeitura destacou que atividades fiscalizatórias serão intensificadas pelos órgãos competentes, especialmente pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal. Além disso, qualquer tentativa de obstruir ou burlar a atividade de fiscalização, ou deixar de atender às determinações do Poder Público, fará com que o responsável incorra nas penas da legislação criminal em vigor, estabelecidas no Código Penal Brasileiro, ficando o servidor público autorizado a requisitar o concurso da força policial, se necessário.

Desse modo, o descumprimento das determinações estabelecidas, além da responsabilização criminal importará em responsabilidade civil e administrativa e ainda pode ocorrer a aplicação de multa à pessoa física ou jurídica. Por fim, a reiteração da infração, sem prejuízo da interdição cautelar do estabelecimento, acarretará na suspensão provisória da licença de funcionamento por 30 dias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

FAMÍLIAS VULNERÁVEIS

Energisa e Unesco distribuem 420 cestas básicas em Guarapuava

AINDA DÁ TEMPO

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 38 milhões neste sábado (24)

Comentários