22/08/2023



Segurança

Após quatro anos, Delegacia da Mulher terá titular em Guarapuava

imagem-84608

Cristina Esteche

Uma titular para a Delegacia da Mulher é das maiores reivindicações da recém criada Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres em Guarapuava. Em maio de 2014, a secretária Eva Schran, que também é vice prefeita de Guarapuava, com a assessora jurídica Luana Esteche, a juíza Carmen Mondin e representantes de outras entidades ligadas ao tema, reuniram-se com o ex-secretário de Segurança, Leon Grupenmacher, em Curitiba. Nesse dia o Governo do Paraná garantiu a nomeação de uma delegada. Leia a matéria aqui

No encontro, a secretária lembrou os índices da violência contra a mulher em Guarapuava, que  está na 91ª.colocação nacional no Mapa da Violência e em 11º. lugar no Paraná. A preocupação da Secretaria da Mulher foi avalizada pela juíza Carmen Mondi. “A situação é muito preocupante”, afirmou. A situação agrava-se com a redução no número de delegados na 14ª Subdivisão Policial, responsável por um universo de 220 mil habitantes divididos em cinco municípios: Guarapuava, Foz do Jordão, Campina do Simão, Turvo e Candói.

A última delegada foi Araci Carmen da Costa. Ela assumiu o cargo em 24 de janeiro de 2011, mas entrou em férias em 1° de fevereiro daquele ano e não mais voltou. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo