22/08/2023
Cotidiano Região

Após três anos, tradicional Festa Nacional do Charque volta a Candói

O lançamento oficial da festa ocorreu no sábado (22) com a divulgação das atrações e programação, além da escolha da rainha

53068120406_f783b15a7b_k

O lançamento oficial da festa ocorreu no sábado (22) com a divulgação das atrações e programação, além da escolha da rainha (Foto: Ascom/Prefeitura de Candói)

Após três anos, a XVIII Festa Nacional do Charque volta a Candói para celebrar um dos pratos típicos da Região e o tropeirismo. O lançamento oficial ocorreu no último sábado (22) com a divulgação das atrações. A programação promete movimentar a Região do dia de 24 a 27 de agosto, no Parque do Lago.

O prefeito Dino Goldoni anunciou no lançamento os principais espetáculos da festa que marca a história do município. De acordo com o prefeito, a festa terá o show da dupla Marcos Paulo & Marcelo no dia 25, às 22h. Em seguida, no dia 26 às 21h, sobe ao palco a cantora gospel, Isadora Pompeo. Já no último dia de festa, o público vai poder curtir os sucessos da dupla sertaneja Guilherme & Benuto, a partir das 21h30.

Depois de um intervalo de três anos por causa da pandemia, temos a felicidade de anunciar a volta da festa que celebra a nossa gastronomia e tradições regionais.

(Foto: Gilson Boschiero/Portal RSN)

Além disso, no Centro Cultural Ucraniano houve a escolha da rainha, quando 12 candidatas disputaram a coroa. Houve também uma votação paralela na internet para eleger a Rainha Popularidade.

De acordo com a prefeitura, a estudante de Educação Física Nicoli de Lima de 20 anos levou o título e terá duas princesas como auxiliares na tarefa de divulgar o maior evento popular de Candói. Sendo elas: a estudante de Direito Vanessa Celestino de Lima de 20 anos, e a engenheira agrônoma Iara Gonçalves de 26 anos.

(Foto: Assessoria/Prefeitura de Candói)

As bandas Portal Gaúcho, New York e artistas de Candói e Região também vão complementar a agenda de shows. Haverá ainda feira de exposições do comércio, indústria e agricultura de Candói, parque de diversões e competições de rodeio country e prova do tambor. Mas não dá para deixar de fora, a grande estrela da festa que será o charque servido em diversos pratos no restaurante oficial do evento.

CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO

Para simbolizar a tradição tropeira, a programação inclui a XXII Cavalgada da Integração entre os dias 22 e 24 de agosto. Cerca de 200 cavaleiros darão início às festividades percorrendo um trecho de 56,2 quilômetros da “Estrada das Missões”.

Eles vão passar por comunidades rurais e atrações turísticas de Candói, como rios, lagos e cachoeiras. Nos três dias de cavalgada, os modernos tropeiros vão reviver a história no percurso e nos acampamentos. Isso porque, eles vão ter o baile do candeeiro, tiro de laço, chimarreada, trovas e cantorias.

O ponto de encontro será na comunidade da Cachoeira e a chegada no Parque do Lago. Em seguida, na noite do dia 24 de agosto, artistas de Candói e Região darão início aos espetáculos da XVIII Festa Nacional do Charque.

ATRAÇÕES NACIONAIS

Como parte das comemorações do aniversário de 33 anos de emancipação de Candói, vão ocorrer duas atividades. Na sexta (25), a cerimônia oficial de abertura contará com as presenças de autoridades. Já no domingo (27) às 14h, será cortado o bolo de aniversário.

O restaurante oficial vai funcionar na hora do almoço e do jantar em todos os dias da festa. No cardápio, pratos como o bolinho de charque, feijão tropeiro, escondidinho de charque com mandioca, paçoca de charque, arroz carreteiro, bem como arroz branco, salada de charque e saladas em geral. Por fim, o rodeio country ocorre nos dias 25 e 26 e a prova de tambor nos dias 26 e 27.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.