A Araupel vai ampliar a unidade de Guarapuava gerando 100 novos empregos diretos, além das 800 vagas já existentes na Região. Conforme anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Norton Fabris, ao Portal RSN, o investimento será de R$ 40 milhões. Isso no decorrer dos próximos 15 meses.
Entretanto, antes, ele esteve em audiência com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. O encontro com o núcleo do Governo ocorreu nesta quarta (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, quando Norton anunciou a novidade. Segundo o executivo, o governador comemorou o investimento.
De acordo com o CEO, nas duas unidades, em Guarapuava e Quedas do Iguaçu, a Araupel emprega diretamente 1,7 mil colaboradores. Além de gerar cerca de cinco mil empregos indiretos.
Desde 2014, já investimos R$ 400 milhões na fábrica de Guarapuava, que é sem dúvida uma das mais modernas do Brasil. Devido à excelência do produto, feito aqui no Paraná, conquistamos alguns dos mercados mais exigentes do mundo, como o norte-americano.
ADMINISTRAÇÃO EM GUARAPUAVA
As obras de ampliação estão previstas para começar em setembro deste ano. Ou seja, no mês em que a Araupel completa 49 anos. A conclusão está marcada para dezembro de 2022. Conforme Norton Fabris, em 5 de setembro de 1972, os grupos gaúchos Giacometi e Marodin, se fixaram em Quedas do Iguaçu. Entretanto, em 2019 com a implantação da planta em Guarapuava, o centro administrativo passou a ser sediado na cidade. “Temos quatro diretores na linha de gerência. Todos fixados em Guarapuava”.
Segunda maior fabricante brasileira no setor da madeira, com 1,7 mil colaboradores, a empresas atende o mercado da construção civil e arquitetura de interiores. De acordo com Norton Fabris, a produção que gira em torno de 265 a 270 ‘contaneirs’ por mês, é 100% para exportação. “Pelo alto valor agregado dos nossos insumos para a construção civil abastecemos o mercado norte-americano”.
No Brasil, a empresa foi pioneira a produzir molduras com a tecnologia ‘finger-joint’. Ou seja, um sistema em que as peças apresentam maior estabilidade e ficam livres de defeitos. Conforme a empresa, outro diferencial é a customização de acordo com as necessidades do cliente. Além dos cinco mil modelos de moldura disponíveis no catálogo.
Leia outras notícias no Portal RSN.