22/08/2023
Guarapuava

Ardida? Que nada, saborosa! Tribal Pepper é da terra

imagem-140235

Cristina Esteche

Guarapuava – O que leva um profissional a deixar a atividade com a qual se identifica para iniciar em outro ramo, totalmente diferente? Somente outra paixão. E foi isso que fez o publicitário, empresário e agora, pimenteiro Elodir Klein.

Nascido na roça, numa localidade do interior de Santa Catarina, São Carlos, com menos de um mil habitantes, Elodir e sua esposa Vívia foram buscar no ardor da pimenta um novo sabor para a vida e da sua família. Nascia então a Tribal Pepper, empreendimento voltado à confecção artesanal de molhos de pimenta.

“Após quase 20 anos trabalhando com publicidade busco mais qualidade de vida e como era da roça, fiz um retorno às minhas origens”. Elodir diz que sempre gostou de cozinhar e o fazia como hobby, embora, paralelamente, pesquisasse os vários sabores de pimenta. Até que veio a decisão. “No dia 24 de dezembro de 2016 saí da agência e em maio de 2017 já estava vendendo o meu produto”. A ideia deu certo e logo no segundo mês, o faturamento dobrou.

Não pensem que o novo empreendimento veio do nada. Além do apoio de Vívia e dois anos de pesquisas, Klein buscou conhecimento nas ruas da capital da alemã Baviera. “Conheci o povo festeiro de Munique, pioneiro da München Fest, com as cervejas artesanais Weiss, fermentadas em barris de madeira e as comidas de rua com molhos picantes”. Ali estava a inspiração gastronômica para a criação dos molhos artesanais da Tribal.

De acordo com o pimenteiro Elodir, cada fórmula dos sete molhos criados por ele, foi elaborada para ocasiões especiais, com combinações de sabor que variam entre paladares refinados, tropicais, de inusitados a clássicos. “A picância de cada molho é dosada equilibrando os sabores e aromas para deixar o prato ainda mais gostoso”. Segundo Elodir, o foco não é na picância dos molhos e sim, no sabor. “A pimenta sempre será o acompanhamento e jamais o prato principal”.

Com uma produção mensal de 800 garrafas de vidro de 60ml e 120ml, e com previsão de multiplicar por dois esse número até o final deste ano, a produção artesanal está sendo vendida online e em pontos específicos como empórios, lojas, cervejarias e barbearias, e com distribuidores no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. “O meu foco é trabalhar com todos os Estados brasileiros”, diz o empreendedor que já pensa em exportar para a Argentina, Alemanha e Suíça. Antes, porém, 2018 será o ano em que o foco será o Brasil.

OS MOLHOS

Experimentar os molhos veganos produzidos pelo pimenteiro Klein é consumir condimentos orgânicos, livres de quaisquer produtos artificiais e produzidos pela agricultura familiar. Ingredientes como alho, salsinha e orégano também são produzidos em Guarapuava. O manjericão é importado da Itália e cultivado no pátio da Tribal, isso sem falar da madeira tratada e reflorestada fornecida pela serraria da cidade. O marceneiro é o artista que cria as caixas e bases de madeira com satisfação. Todo esse carinho, respeito e paixão são inspiração para criar os molhos artesanais Tribal Pepper.

Alia-se a isso, um cenário propício para a produção. A fábrica da Tribal Pepper é um refúgio aconchegante e harmônico, ideal para criar os molhos de pimenta artesanal. Todo processo de produção segue um minucioso padrão de qualidade, os molhos são feitos com carinho e cuidado, as pimentas e ingredientes são selecionados à mão para garantir o sabor e aroma únicos.

Afinal, a fábrica nativa de Guarapuava, une o respeito e a paixão desde a colheita até a degustação de sabores clássicos e refinados, e próprios para acompanhar pratos específicos.

Com picância suave, a Tribal BBQ, é o um molho barbecue com sabor inusitado de chocolate, e que vai muito bem com costeletas suínas e hambúrgueres. Já a Tribal Onion, com cebolas roxas caramelizadas e açafrãom possui aroma e sabor bem definido que harmonizam carnes e saladas. Outra opção é a Tribal Crispy, feita em panela de ferro, à base da pimenta brasileira Dedo de Moça. “É ideal para quem está desbravando o mundo das pimentas”. Segundo o especialista, é ideal para petiscos e lanches.

Para quem deseja um toque a mais no sabor de peixes e massas, a dica é a Tribal Green, com manjericão importado da Itália. Leve e marcante, o molho da mexicana Jalapeño com ervas finas e manjericão confere paladar e aroma tropical, acentuando o sabor do prato.

Defumada durante quatro dias, a Tribal Smoked é formulada com ingredientes frescos, e pimentas maduras e defumadas, própria para frangos e suínos, enquanto a Tribal Classic é especial para churrascos. “É saboroso e ardente, perfeito para apaixonados por pimentas fortes e marcantes. O molho é feito com Habaneros no auge de sua maturação e cabe muito bem com cordeiros e bovinos.

Com sabor adocicado e picante para dar sabor especial a frutos do mar, a Tribal Sweet, é feita com maracujá, conhaque, hortelã e outros ingredientes especiais. Combina com peixes e saladas.

SERVIÇO – A Tribal Pepper Co. pode ser contatada pelo telefone (42) 3622-4328 ou pelo e-mail [email protected]

TRIBAL PEPPER CO.

42 99101.8778 | 42 3622.4328

www.tribalpepper.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.