O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, começou a semana lançando o Plano de Retomada da Economia. Trata-se de uma parceria entre o município e o Sebrae para criar estratégias que motivem empresários a novos investimentos. Conforme o prefeito, para isso ele conta com ‘expertise’ do Sebrae. Assim sendo, para potencializar essa retomada, a base terá três pilares. Ou seja, a criação da nova área industrial, o turismo e a inovação tecnológica.
“Com esse plano estamos criando diretrizes para a retomada do crescimento, principalmente focado na geração de emprego e renda”. Segundo Bachir, está sendo feito um estudo onde a sociedade organizada participa. “Será feito um planejamento, a curto médio e longo prazo na geração de emprego e renda”.
De acordo com o chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Wilson Petisco, está em andamento a pesquisa da Retomada que permitirá um entendimento dos efeitos da pandemia nos empreendimentos. Até o momento são 205 coletas de uma meta superior a 300. “Contamos com o apoio dos empresários em atender aos entrevistadores e responder as perguntas que serão de extrema importância para a assertividade de nossas ações futuras”.
FASE DE PREPARO
Para o gerente regional do Sebrae, Cesar Giovani Collini, a pandemia fez com que fosse acelerada a adoção de tecnologias. “Levamos 20 anos para entender o que é a transformação digital e que ela é inevitável. Precisamos que tudo isso gere transformações e proporcione a evolução dos pequenos negócios”.
Conforme a gestora do Sebrae, Maria Auria, as ações envolvem a integração de esforços entre Poder Público, empresários, academia e sociedade. ”Estamos na fase de preparo das lideranças, busca de dados através da pesquisa. Mas em breve, teremos ações planificadas para partirmos para a prática de execução com os parceiros envolvidos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.