22/08/2023

As histórias por trás das fotos que marcaram o inverno de Guarapuava

imagem-65506

O álbum Guarapuava aqui neva como na Europa, produzido pela Rede Sul de Notícias, já está circulando pela cidade, pelo estado do Paraná e em Brasília. Dentro do álbum estão as melhores fotos  tiradas por fotógrafos profissionais e amadores e que retrataram a nevasca que caiu sobre Guarapuava nos  dias 22 e 23 de julho de 2013.

Em uma série de entrevistas,  os responsáveis por capturar as  imagens selecionadas  explicaram as técnicas, os bastidores e a história destas fotos  marcantes. Confira aqui a primeira parte das entrevistas.

 

Kallyandra Ágatha Muller

 Kallyandra, mais conhecida como Kally Ágatha, é um dos novos talentos da fotografia de Guarapuava e região. A jovem fotografa  aproveitou  a paisagem do Parque do Lago coberto de neve durante o amanhecer para tirar uma das fotos mais conhecidas da nevasca na cidade.

A fotografia de Kally ganhou repercussão nacional após ser divulgada em vários veículos de comunicação. Poucos sabem , porém, que a famosa foto saiu assim meio que por acaso.

Segundo Kallyandra, após uma madrugada se divertindo e tirando fotos com os amigos e tentar, em vão, encontrar um lugar para tomar café da manhã, ela voltava para casa de carona com um amigo, quando se deparou com a cena de cartão postal.Prontamente ela pediu ao amigo motorista para parar o carro e tirou a fotografia.

Pouco tempo depois a imagem já pipocava pela internet, surpreendendo a fotografa. Tanto sucesso alavancou a carreira da garota, que agora conta com uma agenda lotada. “Acho que desde a neve, não tive um fim de semana livre. Sempre trabalhando”.

 

Fábio Dibas

Assim como as imagens de Kally Ágatha, uma foto de Fábio Dibas também ganhou repercussão nacional. A cena dos flocos de neve caindo no Parque do Lago durante a noite foi publicada pela revista Época e sites como UOL, MSN e Discovery Brasil.

A imagem também entrou para a retrospectiva do site MSN como uma das melhores e mais marcantes fotos do ano de 2013.

Contador por formação e cursando Engenharia Agronômica, Fábio, assim como muitos outros, é apaixonado por fotografias e aproveitou o dia histórico em Guarapuava para curtir seu hobby e tirar algumas fotos . Não esperava, contudo, a repercussão que suas imagens iriam ter  “Tomou uma proporção muito maior do que eu esperava” explicou o contador.

Fábio ainda contou que nem iria sair de casa para fazer fotos, mas ao ver a rua tomada pelo branco mudou de idéia, pegou a câmera escondeu embaixo da jaqueta e foi ao Parque do Lago, que fica próximo a sua casa.

Para tirar a famosa fotografia, Fábio utilizou apenas o recurso flash de sua câmera. “ Eu usei o flash para que os flocos brancos refletissem a luz em contraste a iluminação do próprio parque” explicou Fabio Dibas, que até hoje é reconhecido nas ruas por sua fotografia.

 

Duda Dalzoto

Assim como a grande maioria, Duda Dalzoto não acreditava que a neve iria cair naquele gelado dia de inverno. No meio da noite ao ver a neve caindo e já tomando as ruas em volta da sua casa, Duda pegou sua câmera e da janela do quarto tirou as primeiras fotos.

Em meio as imagens de pessoas admirando, curtindo e brincando com os flocos de neve, um carro em meio a nevasca chama a atenção.

“Estas são as primeiras fotos minhas publicada em álbuns. É muito importante para mim isso, já que é um material que vai entrar para a história. Sempre vão lembrar destes momentos” comenta a fotografa.

 foto: Duda Dalzoto

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo