22/08/2023
Cotidiano

Assistência Social vai oferecer cursos profissionalizantes

imagem-47522

A Secretaria de Assistência Social de Guarapuava firmou nesta terça-feira (22) uma parceria com o Senac para oferecer cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado em 2011 pelo Governo Federal, o programa tem como principal objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. “Temos uma grande demanda de pessoas que precisam de uma oportunidade para poder se qualificar e então buscar um emprego, pois sabemos que existem muitas vagas no mercado e esses cursos, que serão ofertados, trazem a credibilidade do Senac”, comenta a secretária de Assistência Social Isabel Cristina Rauen Silvestri.

Ao todo serão ofertadas, durante o decorrer do ano de 2013, 350 vagas em diferentes cursos. As pré-matrículas para os cursos de cuidador de idosos, auxiliar administrativo, recepcionista, auxiliar de pessoal, vendedor e camareira devem começar já no início do mês de fevereiro e poderão ser feitas na Secretaria de Assistência Social ou em qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. “A Secretaria de Assistência Social vai encaminhar a pré-matrícula para o Senac onde faremos a efetivação da inscrição”,explica a técnica em educação profissional do Senac em Guarapuava, Adriane Bulka.

De acordo com a gerente executiva interina do Senac, além do curso ser gratuito, os alunos ainda recebem todo apoio necessário para garantir a frequência nas aulas. “Os alunos matriculados ainda recebem todo o material didático do Senac e uma ajuda de custo de R$ 2 por hora aula frequentada para transporte e alimentação”.

Para participar dos cursos, é preciso ter mais de 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O candidato que não esteja cadastrado no CADÚNICO, mas que tenha o perfil para o cadastramento poderá ser matriculado normalmente nos cursos, desde que seja incluído no Cadastro Único. “Para os candidatos que são beneficiários do Bolsa Família, a matrícula nos cursos não implica na perda do benefício, além disso, qualquer membro da família pode fazer o curso porque não existe limite por família”,finaliza a secretária Cristina Rauen Silvestri.

Confira os endereços para matrícula dos Cursos Profissionalizantes:
– Secretaria Municipal de Assistência Social: Rua Senador Pinheiro Machado, 1075. Santana. Fone: (42) 3623-7995
– CRAS I: Rua Corumbá, 452 – Industrial – REPINHO. Fone: (42) 3629-4588
– CRAS II: Rua Bernardino Roseira de Lacerda, 38 – Morro Alto. Fone: (42) 3622-2308
– CRAS III: Rua Matelândia, 85 – Jardim das Américas. Fone: (42) 3622-1165
– CRAS IV: Rua Afonso Pena, 183 – Tancredo Neves. Fone: (42) 3622-1240

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.