22/08/2023
Agronegócio

Associados aprovam contas de 2008 e orçamento para 2009

imagem-4297

Guarapuava – Na Assembléia Geral Ordinária (AGO) do Sindicato Rural de Guarapuava, realizada no dia 30 de março, no auditório da entidade, os associados aprovaram a prestação de contas do exercício de 2008 e a proposta orçamentária para 2009.
A assembléia atraiu sócios novos e antigos, que visualizaram um resultado contábil positivo e aumento na arrecadação através dos serviços prestados. “Os números apresentados estão à disposição dos associados que não puderam participar da Assembléia”, destaca o presidente Cláudio Marques de Azevedo. Ele também apresentou um relatório das principais ações promovidas pela entidade no ano passado.
A Convenção Coletiva de Trabalho e implantação da Comissão de Conciliação Prévia foi o último assunto discutido pelos produtores rurais, ficando definida uma comissão para analisar o assunto, que deverá ser apresentado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais nos próximos dias.

Ações
Durante a AGO, o presidente destacou que o Sindicato Rural de Guarapuava completou 41 anos no dia 18 de outubro de 2008, possui 580 associados e 15 funcionários na sede e Extensões de Base, em Candói e Cantagalo.
Ao falar sobre os principais eventos realizados no ano passado, citou que todas as ações foram discutidas nas reuniões mensais de diretoria. Entre os serviços prestados aos produtores rurais, o Sindicato Rural fez 703 declarações de ITR, 480 CCCIRs, 350 ADAs, além de emissões de Certidões Negativas, folha de pagamento e assessoria jurídica.
A Revista do Produtor Rural foi o destaque no quesito informação técnica para o produtor rural. O Sindicato Rural ainda participou, através de apoio, parceria ou patrocínio, de todos os eventos agropecuários da região. Promoveu encontro sobre Mercado Futuro, palestras sobre a Legislação Ambiental, I Encontro de Secretárias do Setor Agropecuário, palestras Casa em Ordem (FAEP), palestras sobre Benefícios Previdenciários no Meio Rural, I Simpósio de Pecuária, palestra sobre Silagem e inaugurou a Galeria dos Ex-Presidentes.
Entre as reuniões técnicas, destaque para levantamento de custo de produção, curso de análises gráficas, reunião da Comissão Técnica de Grãos da FAEP e outras com grande repercussão, como a discussão sobre APP no entorno protetivo do banhado e 100 metros de APP com produtores de Candói (Alagado).
Azevedo ainda citou a participação dos diretores nas reuniões das comissões técnicas da FAEP, a promoção de 127 cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e as mudanças internas, como a criação do cargo de gerente da entidade, implantação e desenvolvimento do Planejamento Estratégico com o apoio do Sistema FAEP.
O presidente concluiu a apresentação do relatório das atividades, reforçando os desafios da entidade: “difundir informações importantes, contribuindo para a melhoria das condições de produtividade da agropecuária da região, o aperfeiçoamento de técnicas já utilizadas pelos produtores rurais e a comercialização da produção, visando uma melhor qualidade de vida para o produtor rural. Buscamos, todos os dias, o diálogo franco, na parceria com todas as áreas de atuação da entidade, visando sempre o fortalecimento do Sindicato e, consequentemente, da classe produtora rural”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.