22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Até o fim de abril, prédio da prefeitura de Guarapuava terá iluminação azul

A iluminação azul que segue até 30 de abril, faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, comemorado no dia 3 deste mês

fachada-azul

A iluminação azul que segue até 30 de abril, faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, comemorado em 3 de abril, durante todo este mês, o prédio da prefeitura de Guarapuava estará com uma iluminação azul.

Conforme a Secretaria de Comunicação Municipal, a iniciativa reafirma o apoio da prefeitura em dar mais visibilidade ao tema. Afinal, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista (TEA).

Conforme o prefeito Celso Góes, esse é um modo de reflexão. “Acendemos as luzes do paço na cor azul como uma forma de homenageá-los. A conscientização é parte da luta pelo respeito, não é apenas hoje, mas sim, todos os dias. Que possamos refletir sobre os autistas, pessoas geniais capazes de realizar as atividades de forma brilhante”.

Em Guarapuava, a lei nº 2947/2019 foi sancionada, com autoria da associação guarapuavana Mundo Azul. A associação determina aos órgãos públicos e estabelecimentos privados que não deixem pessoas com Transtorno Espectro do Autismo em filas.

Sendo assim, estes locais devem ter o símbolo nas placas preferências para que portadores da carteira municipal de identificação de autistas tenham atendimento prioritário, assim como idosos, gestantes e deficientes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo