22/08/2023
Geral

Aterro Industrial de Guarapuava já está em operação

imagem-63799

Guarapuava é um dos poucos municípios do Paraná que possuem um Aterro Industrial.  Recém construído, o aterro de propriedade do Sr.Pedro Haeffner, recebeu licença de operação do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e está operando com a primeira célula, que possui uma área de três mil metros quadrados, está localizado na Estrada do Rocio, zona rural de Guarapuava. O local está apto para receber somente resíduos sólidos não perigosos, Classe II-A.

De acordo com os engenheiros ambientais Júnior Danieli e  Pedro H. M. Eurich, da Recitech Ambiental, empresa responsável pelo projeto, acompanhamento da obra e gestão do aterro, as empresas de Guarapuava e região serão beneficiadas com o novo local. “Anteriormente as indústrias locais tinham que levar seus resíduos para cidades como Cascavel ou até mesmo para outros estados. Hoje eles não precisam mais fazer isso”, ressaltam.

Além das indústrias da região, o aterro está apto para receber resíduos não perigosos de qualquer empresa de todo o estado do Paraná. “O aterro possui um sistema de recirculação de líquidos, uma membrana especial (manta geossintética) para este tipo de construção. É um projeto piloto e contou com a cooperação técnica do IAP, o qual acompanhou as obras em todas as suas etapas. Por ser único na região foi uma grande escola para todos”.

O empreendimento conta com uma vida útil de aproximadamente 15 anos,  podendo ser ampliado após a implantação de projetos de reutilização e valoração dos resíduos. Desta feita, com um aterro adequadamente projetado e operado os empresários estarão dando a correta destinação aos resíduos sem poluir o meio ambiente, explicou Pedro Eurich.

Entre as indústrias que mais utilizarão este serviço estão as de papel e celulose, que poderão descartar seu lodo e aparas neste local, assim como, as madeireiras e pequenos produtores de resíduos, que geram cinzas de caldeira e resíduos não recicláveis (Classe II), finaliza Danieli.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.