22/08/2023


Cotidiano Esportes Guarapuava

Atleta de Guarapuava participará de Mundial de Orientação no RJ

A atleta vai se juntar à equipe brasileira Sub-15 da modalidade esportiva. A competição será no Rio de Janeiro, de 19 a 27 de agosto

A atleta vai se juntar à equipe brasileira Sub-15 da modalidade esportiva. A competição será no Rio de Janeiro, de 19 a 27 de agosto (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A atleta de Guarapuava Gabriella Serbai Bilek de 15 anos, vai participar da competição Mundial de Orientação. A adolescente vai se juntar à equipe brasileira Sub-15 da modalidade esportiva. A competição será no Rio de Janeiro, de 19 a 27 de agosto.

Gabriella pratica orientação desde os cinco anos na companhia do pai. Em 2015, ela começou a fazer o percurso sozinha e passou a participar de competições oficiais. “No mesmo ano, fui campeã paranaense, na categoria iniciante. Desde então, meu amor e dedicação ao esporte só foi aumentando”.

Além disso, a atleta já participou de vários campeonatos estaduais e nacionais. Em muitos deles a jovem foi campeã. Porém, na pandemia da covid-19 ela parou de treinar por um tempo, e acabou contraindo a doença. Isso ocasionou algumas sequelas no pulmão, não a deixando apta para voltar ao esporte.

Mesmo assim, em 2022 Gabriella competiu no Campeonato Brasileiro de Orientação (Cambor) para matar a saudade do esporte. Contudo o resultado foi surpreendente, a jovem atleta saiu vice-campeã. Ademais, em outubro do ano passado, ela participou do Sul-Americano e conquistou o terceiro lugar.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O ESPORTE

A Orientação é um esporte que utiliza a própria natureza como campo. O objetivo da modalidade é percorrer uma determinada distância em um terreno desconhecido. Além disso, o atleta precisa passar por pontos no terreno que estão no plano de rota. Os participantes podem usar apenas mapa e uma bússola.

Conforme Gabriella, por causa do ranking em 2022, ela se classificou para integrar a Equipe Brasileira Sub-15 de orientação nesse ano. Ela vai participar dos jogos mundiais escolares Sub-15, o “Gymnasiade 2023”. “Estou muito feliz em estar representando o Brasil nessa competição e, com certeza, darei o meu melhor em pista”.

Por fim, o projeto ‘Guarapuava Proesporte’ apoia a adolescente e dá suporte financeiro para associações e atletas da cidade. De acordo com o Secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, “ela vai representar Guarapuava e o Brasil em uma competição mundial, e é um orgulho para a nossa cidade”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo