Da Redação, com Elio Kohut
Prudentópolis – O paratleta Josenei Greczyczyn, da APAE de Prudentópolis, e hexacampeão brasileiro do Campeonato Brasileiro de Atletismo da ABDEM (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais), foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na semana passada, para representar o País na modalidade durante o Mundial, que será disputado em julho. O Trisome Games 2016 ocorre entre os dias 15 e 22 de julho, na cidade de Florença (Firenze), na Itália.
Josenei declara que está feliz com a oportunidade de conhecer um novo país e quer trazer para o Brasil uma medalha e um troféu de ouro. Para isso, tem treinado bastante.
O professor de educação física da APAE, Júnior Bini, que trabalha com Josenei há 14 anos, afirma estar muito feliz com a conquista inédita para a região e para o estado. “Ele é considerado hoje em dia o atleta com síndrome de Down mais veloz do Brasil e, com isso, está apto a participar do Mundial”, enfatiza.
Bini, logo que soube da competição mundial, através do site oficial, entrou em contato com a ABDEM, que alegou estar sem recursos para inscrever paratletas nos jogos mundiais. “Até coloquei a questão de o Josenei ser campeão seis vezes e, até pelos índices, ele tem grandes chances nesse Mundial, tanto nos 200m quanto nos 400m rasos, que são as provas que ele disputa. A princípio, eles me falaram que estavam sem recursos e que estariam arrecadando”, observa o treinador.