22/08/2023
Esportes

Atletas visitam prefeito nessa terça

imagem-103960

Da redação, com assessoria

Guarapuava – Nossa cidade foi muito bem representada na 13ª edição do Meeting Interestadual de Judô, evento que aconteceu em Santa Catarina no início de novembro. Para prestigiar os atletas que participaram da competição, o prefeito guarapuavano Cesar Silvestri Filho, recebeu os campeões nessa terça feira (1º). “Temos orgulho dos nossos atletas guarapuavanos que levam o nome da nossa cidade para todo o país. E saber que também somos bem representados no judô é motivo de orgulho para todos. O esporte em nosso município está se destacando cada vez mais, pois está recebendo os incentivos primordiais”, ressaltou o prefeito.

A torneio de judô reuniu mais de 500 atletas, sendo os 3 melhores das classes sub 11, sub 13 e sub 15 de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Foi uma competição de alto nível, mas nossa equipe estava bem preparada e conquistou o título de melhor equipe do sul do Brasil”, explicou o treinador Fernando Santos, ao lembrar que “o projeto existe há quatro anos e desde então estamos evoluindo, pois a cada ano ficamos mais fortes e estruturados”.

A judoca Kauane Brustolin, 9 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria sub 11. Ela treina judô há três anos e, desde então, já coleciona 16 medalhas, a maioria de primeiro lugar. “Para mim essa foi a competição mais difícil até agora, porque era o Sul-brasileiro e isso aumenta nossa responsabilidade. Na hora da minha luta pensei que precisava ganhar a medalha de ouro, pois ninguém da nossa equipe tinha ganhado ainda. Fiquei um pouco nervosa, mas no final deu certo e comemoramos todos juntos”, contou.

Já os pais de Kauane, ressaltaram que a atleta sempre demonstrou talento para a modalidade. “Nossa filha sempre foi muito dedicada, tanto no judô, quanto na escola, pois sempre exigimos boas notas para que os estudos e o esporte pudessem caminhar juntos. Além disso, fazemos questão de acompanhá-la em todas as competições, porque sabemos que é uma força extra na hora da luta”, enfatizou a mãe da judoca Amadélia Brustolin Lopes.

Para encerrar a visita, o treinador Fernando Santos ressaltou a importância do judô, ao explicar que a modalidade também é usada como ferramenta educacional. “Se conseguimos um resultado positivo é porque os alunos têm o comprometimento com o esporte. Além disso, o judô traz disciplina física e mental, passando valores e princípios como respeito, humildade, honestidade e inclusão social. Agora nosso foco é treinar duro para chegarmos nas competições de nível nacional”.

Ranking dos atletas guarapuavanos no Campeonato Sul Brasileiro Inter Clubes:

Kauane Brustolin – 1º lugar

Pedro Oliveira – 2º lugar

Jhonathan Machado – 2º lugar

Ana Cristina – 3º lugar

Ana Julia Moura – 3º lugar

Amanda Paczkoski – 5º lugar

Maria Augusta Araujo – 5º lugar

Nicolas Dangui – 7º lugar

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.