22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Ato no Calçadão chama a atenção para a Síndrome de Down

imagem-132267

Da Redação

Guarapuava – Pedro Henrique tem seis anos de idade. É um menino alegre, espontâneo, comunicativo. O que o diferencia das demais crianças é o fato de possuir 47 cromossomos, ou seja, um a mais do que qualquer outra pessoa. E é justamente essa alteração genética que o coloca entre aqueles que possuem a Síndrome de Down.  “Um ser humano possui 46 cromossomos dentro de cada célula, enquanto quem tem Síndrome de Down possui 47. Como os cromossomos são divididos em pares, esse extra, aparece no par número 21”, explica o cardiologista Rodrigo Crema.

O médico abriu a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down, em Guarapuava, que começou na segunda (24), com várias atividades. Para esta quarta (26), das 9h às 16h, professores e profissionais da Secretaria de Saúde vão realizar uma paralisação na Rua XV de Novembro conscientizando e sensibilizando a comunidade sobre o tema.

A Semana está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceraia com os alunos do curso técnico de Enfermagem do Colégio Ana Vanda Bassara.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.