domingo, 11 de mai. de 2025
setu
Cotidiano Em Alta Pinhão

Audiência debate plano de resíduos sólidos em Pinhão

Audiência começa agora, às18h desta quinta (20), na Câmara de Pinhão, convocada pela administração municipal para debater o tema

Coleta seletiva (Foto ilustrativa/Pixabay)

Uma audiência pública reúne a comunidade pinhãoense na noite desta quinta (20), para tratar da atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A audiência pública vai começar às 18h na Câmara de Vereadores. O Plano final deve estar concluído em até 180 dias.

De acordo com Braz da Silva Molina, da Fênix Ambiental, o que está sendo preparado para o Pinhão deve se tornar modelo para outros municípios. Para isso, o consórcio Engel Fênix, que conta com a Angel Serviços, se antecipa e conversa com entidades. Recentemente, um encontro com a Associação Comercial e Empresarial de Pinhão (Aciap), teve como pauta a política ambiental no município.

Para operacionalização dos serviços, as atribuições são divididas entre as duas empresas. Se a Engel se responsabiliza pela varrição de ruas, podas de árvores, transporte da limpeza urbana, a Fênix tem outras atribuições. Cabe à essa empresa a educação ambiental, preparação e capacitação da população (formal e informal) e, principalmente, a recuperação do aterro sanitário. O aterro, que um dia já foi modelo, encontra-se interditado pelo Instututo Terra e Água (IAT).

Conforme disse Braz Molina ao Portal RSN, o consórcio já encontra-se licitado. “O nosso foco reduzir o volume de lixo enviado ao aterro. Vamos promover uma educação ambiental nas escolas e na comunidade, também incentivando a reciclagem”.

INSERÇÃO NA COMUNIDADE

Já inserido na comunidade e com sede no município, o Consórcio promove um ‘arrastão’ de combate à dengue. As ações se encerram nesta sexta (21). Com apoio da Secretaria de Saúde, estão sendo recolhidos materiais recicláveis e entulhos. A separação do lixo reciclável do orgânico já encontra-se em ação.

Outro ponto abordado por Braz Molina se refere à criação de três ecopontos para descarte correto do lixo reciclável. Panfletos, sonorização externa, palestras e outras atividades vão compor o Plano. Já a Associação de Catadores  se articula para se tornar uma cooperativa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.