22/08/2023
Cotidiano

Autoescolas de Guarapuava não possuem carros adaptados

Bárbara Franco 

Os deficientes físicos que desejam tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem possuir carro próprio adaptado. Contudo, as autoescolas de Guarapuava ainda não possuem veículos especiais. A diretora de ensino da Autoescola Bosco Aline Bosco, explica o motivo de não possuir carros para deficientes físicos. “Cada pessoas possui um tipo de deficiência, se fossemos comprar um carro para cada tipo o custo sairia muito auto”.

De acordo com Aline, os deficientes físicos que desejam tirar sua CNH devem dar entrada no processo da carteira, em seguida o aluno é encaminhado para o psicotécnico no qual o médico faz um laudo e manda para uma avaliação médica no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Curitiba, que vai determinar o tipo de adaptação necessária e realizar a restrição que irá constar na carteira de habilitação. “Depois do laudo médico o aluno terá que adaptar seu carro conforme avaliação. Em seguida a autoescola envia um pedido de autorização para adesivar o carro como sendo de auto escola, para poder começar as aulas práticas”, explica.

Para Terezinha de Fátima Brito, que possui deficiência física, quando foi realizar a sua carteira teve de comprar um carro adaptado para fazer as aulas práticas. “Comprei um carro e adaptei conforme as minhas necessidades”, explica. O carro de Terezinha é adaptado nos pedais que são alongados e também o assento é elevado devido sua baixa estatura. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.