22/08/2023
Educação

Autonomia das universidades é tema de audiência pública em Brasília

imagem-37399

Na audiência, Bona integrou o grupo que representava a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O requerimento para realização da audiência foi feito pelos senadores Cícero Lucena, Cristovam Buarque e Vital do Rêgo. O tema chegou até o Senado Federal por meio da reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, que denunciou o Governo da Paraíba por descumprir a lei da autonomia financeira da UEPB. De acordo com a Constituição, as universidades públicas e instituições de pesquisa gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, podendo admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros.

No evento, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e presidente da Abruem, João Carlos Gomes, discursou sobre “Financiamento das Universidades Publicas Estaduais e Municipais – Governos Estadual /Governo Federal”.

Agenda

Ainda em Brasília, além da audiência pública, no dia 18, o reitor da Unicentro se encontrou com o senador Sérgio de Souza, para promover articulações em favor da liberação de emendas orçamentárias para a Unicentro. Nesta quinta (19), Bona participa de seminário sobre o Plano Nacional de Educação – PNE, promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – Crub, e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – Sesu/MEC, com a presença do relator do processo, o deputado federal AngeloVanhoni. Bona fecha os trabalhos em uma reunião com o deputado federal Sandro Alex, sobre o financiamento de projeto de infraestrutura na área de esporte, traçando estratégia para audiência que será realizada nos próximos dias com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.