22/08/2023
Educação Em Alta Guarapuava

Autorização de viagens em Guarapuava cresce 100%

No mês passado, foram registradas 115 solicitações no Estado. Desde o início do serviço on-line, o total de solicitações chegou a 1,4 mil

Autorização de Viagens em Guarapuava tem aumento de 100% (Foto: Divulgação)

Em 2024, o pedido de ‘autorização de viagem’ para menores de 18 anos cresceu 86% e atingiu recorde no Paraná. Em Guarapuava, no primeiro semestre deste ano houve seis pedidos, um aumento de 100% em relação ao primeiro semestre de 2023, que registrou três. De fevereiro de 2023 a junho de 2024, houve 17 pedidos de autorização solicitadas pelos guarapuavanos. Com a chegada das férias esse número tende a aumentar.

Para facilitar a vida de quem tem filhos adolescentes, desde 2021, os pais ou responsáveis podem solicitar as Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs) nacionais e internacionais de maneira remota por videoconferência pela plataforma dos Cartórios de Notas do país. O documento digital, assegura a permissão dos pais para que os filhos possam viajar, seja desacompanhados ou acompanhados por apenas um responsável.

De acordo com a regra, os pais ou representante legal da criança ou adolescente podem solicitar o documento. O procedimento é solicitado e finalizado de forma digital, e o reconhecimento de firma é feito por videoconferência por meio da plataforma nacional unificada dos Cartórios de Notas. Após a finalização do pedido, os pais recebem o documento de forma física ou digital para validação das companhias.

Com a autorização em mãos, o menor ou acompanhante responsável pode acessar o documento pelo aplicativo e-Notariado (disponível para Android e iOS) e apresentá-lo via QR Code nos guichês dos aeroportos. Isso evita a perda ou esquecimento de documentos impressos e garante a atualização constante dos dados e permissões. Assim, fica assegurado o cancelamento remoto pelos responsáveis a qualquer momento.

Apesar da praticidade do modo digital, os responsáveis podem optar pelo modelo físico, que permanece disponível. Nesse caso, eles devem preencher e imprimir um formulário, e fazer o reconhecimento de firma presencialmente em um Cartório de Notas.

PASSO A PASSO

Primeiro, acesse o site www.e-notariado.org.br. Em seguida, clique em “Abrir uma solicitação” na área “Cidadão” do site e, por fim, preencha as informações necessárias.

Com a solicitação completa, os pais poderão escolher  a emissão do documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento do Cartório de Notas mais próximo do CEP de sua residência, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência.

Nesta opção, os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, emitido gratuitamente pelos Cartórios de Notas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gabriela Ukracheski

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.