22/08/2023



Cotidiano

Bailes se resumem a um único clube

imagem-3439

Carnaval sem folia é opção para descanso e reflexão

O Guarapuava é o único clube que ainda abre as portas para os foliões no tempo de Carnaval. A cidade, que já foi cenário de grandes bailes e desfiles de rua, hoje oferece poucas opções de divertimento. São cinco noites de festas e duas matinês, uma na tarde de domingo e a outra na terça-feira.
A decoração este ano está mais requintada e moderna, deixando de lado os antigos painéis e apostando mais em tecidos. Como o tema é Carnaval Alvinegro, “o clube está enfeitado nas cores branco, preto e prata, com muito brilho, tudo muito luxuoso”, garante Paulo Moraes, auxiliar administrativo do GEC.
A animação fica por conta da banda Leblon, de Guarapuava, que irá tocar um repertório mais atualizado, incluindo samba enredo. Nos intervalos um DJ irá tocar. Segundo Moraes, a participação dos blocos está liberada. “Teremos premiações para blocos e fantasias, inclusive para o público infantil”, completa.
Os ingressos custam R$ 10 na sexta, dominga e terça-feira e R$ 20 nos dias mais movimentados, sábado e segunda-feira. No Carnaval do ano passado, 1.800 pessoas marcaram presença na noite de sábado. Já na sexta-feira, cerca de 800. A diretoria aposta no público e a previsão é que os salões irão lotar.
Para quem não gosta do ritmo carnavalesco e quer sair de casa nas noites do Reinado de Momo, a Free Way vai abrir as suas portas e oferecer, como é de praxe, ritmos variados. Os bailes começarão neste sábado, dia 21, a partir das 23 horas com matinê no domingo às 15 horas. Na segunda e terça as portas da danceteria também estarão abertas ao público, segundo Altevir João Fabiane. Outras danceterias também terão programação.
Mas nem só de confete e serpentina é feito o Carnaval. Para quem quer aproveitar o primeiro feriado prolongado do ano, longe de multidões, calor, barulho e ambientes geralmente embalados a muita bebida alcoólica e pouca moderação, o melhor mesmo é se manter bem longe da folia.
Para isso, as excursões para praias são sempre bem-vindas. A empresa Guarios disse que a procura por viagens programadas aumentou em 30%. Outra empresa particular que programa excursões para Camboriú no litoral catarinense também comemora o aumento de 35%.
Nas empresas que prestam serviço o transporte de passageiros coletivos os representantes se limitam a informar que a venda de passagens já registra um “aumento considerável”, principalmente para Curitiba.
Mas o momento é excelente para aproveitar a pausa na agenda e usá-la para se recolher, refletir, recarregar as energias e recomeçar o ano a todo vapor. Investir em tranqüilidade, em autoconhecimento e em sossego pode ser uma escolha benéfica que deixa saldo positivo para todo o resto do ano.
Para quem deseja estar longe da maior festa pagã do país não faltam opções para retiros espirituais.
Em Guarapuava, muitas igrejas e paróquias promovem retiros espirituais para jovens e adultos, momentos especiais de recolhimento para descobrir, com mais tranqüilidade, o sentido da verdadeira alegria interior, provocada pelo encontro pessoal com Deus.
Na Casa de Líderes, bairro Santana, acontece o encontro da Renovação Carismática, com o tema Alegria do Senhor é a Nossa Força. “É um retiro de experiência de oração, para se encontrar consigo mesmo e com Jesus”, comenta o coordenador do Decanato Centro de Renovação Carismática, Renato Lechinski.
O retiro vai receber 200 pessoas com idade superior a 14 anos, a partir das 8 horas de sábado, 21, e só encerra na segunda-feira, 23, com um almoço. O encontro contará com palestras e músicas. “É uma oportunidade de recuperar nossa identidade de cristão e fazer nossa festa de carnaval em espiritualidade”, aponta.
A Igreja Metodista também realiza um retiro para pessoas entre 12 e 30 anos, em Foz do Iguaçu. Um ônibus vai levar os jovens para o encontro, que começa no sábado à noite e termina na terça-feira, 24, com um almoço. Várias igrejas do Estado vão participar do retiro.
“Não temos o objetivo de tirar os jovens da cidade e afastá-los dos bailes de Carnaval, vemos o retiro como uma oportunidade de comunhão, de fazer novos amigos e também desenvolver a espiritualidade”, diz a pastora da Igreja Metodista, Andréa Ribeiro.
Segundo ela, estão programadas palestras de acordo com a faixa etária dos participantes, cultos, celebrações e uma tarde livre para lazer. “Os participantes voltam de lá animados, felizes, e é muito bom ver essa transformação”, comenta.

Confira a programação nas paróquias:
Vigília de Carnaval na Paróquia Santa Terezinha no dia 21 de fevereiro, das 19h às 02h da manhã, madrugada de sábado para domingo.
A Legião de Maria informa que haverá encontro com os membros auxiliares da Legião de Maria na Comunidade Maria Mãe da Igreja, Paróquia Dom Bosco, no dia 22 de fevereiro às 14h.
A paróquia São Pedro, no bairro Industrial Xarquinho, convida todos para o Carnaval Jesus Vida, de 21 a 24 de fevereiro, no salão paroquial. Venha se divertir num ambiente Cristão, preservando seu corpo e mente, e participe também do Show de Talentos da Paróquia São Pedro, no dia 06 de março às 20h30, inscrições e informações na Secretaria Paroquial.
O Santuário da Divina e Trina Ternura convida todos com idade a partir de 15 anos para participar do retiro de Carnaval Peregrinos de Damasco, com o tema Tua Graça me basta. O encontro será do dia 21 a 24 de fevereiro no santuário.
Haverá curso de regularização de casais na Paróquia São Pedro nos dias 20 e 21 de março. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março, com a Pastoral Familiar.
A Paróquia Divino Espírito santo na Vila Bela sedia o “III Carnaval com Cristo é o Bem Melhor!!!”. Será nos dias 22 e 24 com início às 14 horas. Terá premiação para melhores fantasias, muita música católica, danças e coreografias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo