22/08/2023



Em Alta Guarapuava Política

Baitala surpreende e sinaliza aproximação com Legislativo

Sem assessores, acompanhado apenas por um responsável pela filmagem, Baitala foi à sessão da Câmara na manhã desta segunda (2)

Baitala conversa com a bancada feminina (Foto: DirCom/Câmara)

O prefeito eleito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), surpreendeu vereadores e vereadoras ao chegar na Câmara Municipal nesta segunda (2). Sem assessores, acompanhado apenas por um responsável pela filmagem, Baitala aproveitou a oportunidade para conversar diretamente com todos os parlamentares. Esta foi a primeira visita dele ao Legislativo após a eleição.

Reforçando o compromisso de “governar para todos”, que foi um ponto central na campanha, Baitala ouviu as demandas relacionadas a projetos já aprovados, mas que ainda estão paralisados. Um dos principais temas discutidos trata-se do Plano de Drenagem do Município, que voltou à tona quando o prefeito eleito afirmou que pretende promover uma política habitacional voltada para a população de baixa renda, conforme destacou a vereadora Professora Bia Neves (PV).

A visita de Baitala nesta segunda é um reflexo da conversa que ele manteve com o presidente da Câmara, Pedro Moares, e o vice-presidente, Vardinho, na última sexta (29). Esse encontro sinaliza uma aproximação do prefeito eleito com o Legislativo, visto que ele precisará garantir governabilidade. Especialmente considerando que a maioria dos vereadores eleitos e reeleitos se mantém na oposição. Esse cenário pode dificultar a gestão municipal.

Baitala e vereadores e vereadoras (foto: DirCom/Câmara)

‘NORMAL’

Outro desafio significativo é a extinção de mais de 100 cargos. Embora a lei de autoria do prefeito Celso Góes esteja aprovada, mas não sancionada, ainda, essa redução dificulta administração em diversos setores. Além disso, a eleição da Mesa Executiva do Legislativo se aproxima, e Pedro Moares, atual presidente, é candidato à reeleição. Ele aposta na lealdade do grupo, destacando que, apesar das críticas e tentativas de difamação com ‘fake news’, se mantém firme.”Temos um grupo coeso e estamos mais unidos do que nunca”.

Em entrevista ao Portal RSN, o presidente da Câmara considerou a aproximação de Baitala como algo normal. “Ele está eleito e vai precisar da Câmara para administrar o município. Do nosso lado, só queremos continuar fazendo o trabalho que iniciamos, dando uma nova roupagem ao Legislativo. Se estamos reeleitos, é porque a população nos aprovou. Vamos buscar um diálogo e uma atuação republicana”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo