22/08/2023
Cotidiano

Bancários retardam abertura de bancos e provocam filas nas agências do Itaú

imagem-27747

 

Nesta manhã, quarta-feira (06), clientes do Itaú Unibanco que foram pagar suas contas, fazer depósitos ou sacar dinheiro encontraram o banco fechado. Tralhadores bancários fizeram uma manifestação em três agências de Guarapuava contra as demissões que vêm ocorrendo em todo o país, retardando a abertura dos bancos para às 12h.

 

Segundo a dirigente regional do Sindicado dos Bancários, Sandra Regina Homeniuk Machado, na fusão dos bancos, em 2008, os presidentes Roberto Setúbal e Pedro Moreira Sales disseram que o emprego dos funcionários estaria garantido, porém isso não vem ocorrendo. “Até o mês de abril, mais de 350 funcionários foram demitidos. Em Guarapuava já tivemos 3 empregados dispensados”, fala Sandra.

 

Sandra conta que há um clima de instabilidade nas agências e os funcionários estão trabalhando com medo. “A alegação do banco para dispensar os trabalhadores é a baixa produtividade. Isso causa uma pressão muito grande nas pessoas, pois elas sabem que por qualquer erro podem ser demitidas”, diz.

 

Outros motivos que deixam a classe descontente são as pressões constantes por metas elevadas, sobrecarga de serviço, o programa de corte de custos e a reorganização interna onde gerentes operacionais estão deixando suas funções para assumir atendimento nos caixas. “Está ocorrendo uma fusão entre as áreas administrativas e a nossa preocupação é que esse procedimento gere mais demissões”, observa.

 

Amanhã, quinta-feira (07), e na sexta-feira os dirigentes sindicais se reúnem com os representantes do banco para tentarem acabar com a demissão em massa. Caso as lideranças não cheguem a um acordo as manifestações continuam no mês de julho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo