22/08/2023
Cotidiano

Banco de Leite arrecada mais de 3 litros no 1º trimestre em atividade

imagem-58746

Com três meses de funcionamento, o Banco de Leite Humano do Hospital de Caridade São Vicente, realizou na manhã de hoje (06) a primeira pasteurização do alimento recolhido. O órgão conta com vinte doadoras cadastradas e arrecadou nesse período três litros e 300 ml de leite humano, que passou por todo um processo de verificação da qualidade.

Segundo a enfermeira responsável pelo Banco, Anelize Busmayer Giacomitti, todo cuidado é para garantir as propriedades da alimentação dos recém nascidos. “O leite humano ordenhado cru passa por vários testes, como o visual, cheiro, acidez, teor de gordura, proteínas e a própria pasteurização. Depois de todo esse processo é que o leite pode ser encaminhado ao receptor. Esse alimento, depois de pasteurizado, tem durabilidade de até 6 meses”.

As mães que quiserem ser doadoras devem seguir alguns quesitos como explica Anelize. “Toda mãe saudável pode doar para o Banco. Para isso ela deve realizar o pré natal, fazer os exames de hepatites, DST e HIV e em primeiro lugar, amamentar o seu filho. O excedente ela pode doar, basta entrar em contato e nós vamos até ela realizar o cadastro, levar o kit esterilizado e ensinar como se deve proceder com a ordenha e armazenamento do leite recolhido”.

Vale ressaltar que a quantidade recolhida poderá alimentar vários bebês, já que o consumo nos primeiros dias é de mililitros.O Banco realiza também, uma campanha para arrecadar frascos. Eles devem ser de vidro e possuir tampa de plástico. Quem tiver interesse em doar, deve levar até o hospital ou avisar o órgão que vai até o local. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.