22/08/2023

Banda Jovem de Guarapuava vence campeonato nacional

imagem-63878

Um fato inédito está sendo comemorado pela Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetim. Ela é a campeã do XXI Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, categoria Banda Musical de Concerto Infanto-juvenil,  em Taubaté (SP). Há 19 anos a banda estava fora da competição. A comemoração tomou conta das principais ruas da cidade na tarde desse sábado (07), quando em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros, os campeões comemoraram a vitória. Após, foram recebidos pela equipe da Prefeitura de Guarapuava, no Calçadão da XV.

“Estamos muito felizes porque marcamos a história dessa banda. Pela primeira vez, em 35 anos de fundação, trouxemos o primeiro campeonato nacional para Guarapuava. Agradecemos a atual administração municipal, pois sem apoio não conseguiríamos esse resultado”, avalia o maestro Rodrigo Santos.  

Retorno

Após quatro anos, a Banda Jovem de Guarapuava retornou às competições em 2013. Em agosto, o prefeito Cesar Silvestri Filho entregou novos instrumentos, num investimento de R$ 65 mil, em clarinetes, saxofones, bumbo sinfônico e uma bateria completa. “Nossa banda é muito talentosa, mas para mostrar esse talento precisa de bons instrumentos, por isso entregamos equipamentos à altura do talento deles. Não podemos permitir que usem instrumentos sucateados ou emprestados, como ocorria. E o resultado desse investimento veio rápido e sendo muito significativo que é a conquista de um campeonato nacional. Parabéns a todos”.

Fundada em abril de 1978, atualmente a banda conta com 50 componentes e 26 aprendizes. No XXI Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, os guarapuavanos disputaram com competidores renomados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. "Enfrentamos bandas de muita qualidade, mas, com apenas 10 meses de trabalho, conseguimos alcançar esse grande feito e estamos na história da banda”, finaliza Rodrigo Santos, lembrando que a Banda Jovem Municipal também participou este ano do Concurso Paranaense de Bandas e Fanfarras, ficando em terceiro lugar e garantindo a participação no evento nacional.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo