22/08/2023
Região Saúde

Base do Samu começa a operar em Laranjeiras do Sul

Essa base do Samu atenderá os municípios de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinhos, Porto Barreiro e Virmond

image00001_2

Essa base do Samu atenderá os municípios de Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinhos, Porto Barreiro e Virmond (Foto: Reprodução/ Sesa)

Laranjeiras do Sul recebeu nesta segunda (29), uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Desse modo, a partir de agora, a unidade vai atender a população da Região em ocorrências de trauma e clínicas de urgências, como infarto e derrame cerebral. Os serviços alcançam seis municípios: Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinhos, Porto Barreiro e Virmond.

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN) a equipe de profissionais do Samu já atuava na Regional de Guarapuava, onde está Laranjeiras do Sul, com transporte intermunicipal e hospitalar. Contudo, com as novas instalações e a aquisição de ambulâncias, 40 profissionais que se revezam nos atendimentos ganham mais autonomia e tempo-resposta.

O gasto do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), ultrapassa os R$ 850 mil na compra dos veículos, além do custeio operacional de R$ 1 milhão ao ano. Sendo assim, os profissionais vão atuar com dois tipos de ambulâncias: ‘Alfa’ e ‘Bravo’. A primeira se trata de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um condutor socorrista e um enfermeiro. Já a outra é uma Unidade de Suporte Básica (USB) e contempla um técnico em enfermagem e um condutor socorrista.

BASES

De acordo com a Agência, com quase 19 anos de funcionamento no Paraná, o Samu tem agora 12 bases descentralizas na 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, que abrange um total de 20 municípios. Essas 12 bases fizeram 5.400 atendimentos de janeiro até maio de 2022. Neste ano, no mesmo período, já foram 8.200 intervenções.

Por fim o Paraná conta com 175 bases do serviço. Desde 2022, o Estado tem cobertura 100% do Samu, abrangendo todos os 399 municípios. Essas bases permitem descentralizar os atendimentos e com isso, alcançar cada vez mais a população.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mariana Valente

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.