Cristina Esteche
Guarapuava volta a contar com um representante na segunda divisão do futebol profissional. A Federação Paranaense confirmou a participação do Batel na temporada de 2015. A informação foi repassada à Rede Sul de Notícias por um dos diretores do rubro negro da Baixada, Sergio Leocádio Miranda, o Ratinho, tão recebeu a confirmação da FPF.
“Hoje Guarapuava recebe um presente que é o futebol de campo de volta ao profissional”. De acordo com Ratinho, a trajetória batelina é marcada por altos e baixos.
“Em 1989 o Batel teve grandes momentos na primeira divisão chegando a disputar o Campeonato Brasileiro Série C até 1994, quando ficou em quarto lugar. Depois vieram as más campanhas, mas em 1998 subiu novamente para primeira divisão sob o comando de Dirceu Pato, mantendo-se até 2000 e depois caiu para a segundona”.
Após ficar um período sem disputar competição oficial, em 2009 voltou a entrar em capo, desta vez na terceira divisão, mas não conseguiu subir. “Aí ficamos sem futebol profissional até 2014, por vários motivos, com problemas até na justiça desportiva, mas todos esses obstáculos foram vencidos. Neste ano montamos uma equipe valorizando meninos da nossa cidade, com Rivaldo Matheus, Dionildo, Mago Lucas e o guerreiro Alex Paes Machado. Fizemos uma grande campanha”. Ratinho lembra a participação de pessoas que ajudaram na conquista. “Não podemos deixar de falar do presidente Alfredo Gelinski que não mediu esforços , do Marcelo de Oliveira, Alaor Gomes de Lima, Fernando Kaminski , seo Pedro, nosso roupeiro, a Secretaria de Esporte que nos deu apoio, a imprensa de Guarapuava”.