O deputado federal Beto Preto (PSD) é o único titular do Paraná na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Na manhã desta quarta (15), os membros foram definidos e já houve a primeira reunião em Brasília. Conforme o deputado, ele tem defendido uma série de revisões no Sistema Único de Saúde (SUS). “Defendemos revisões da tabela dos procedimentos, do aumento de financiamento, entre outras agendas que são determinantes para a população”.
A tabela encontra-se sem atualização há 14 anos. Além desse congelamento, o deputado lembra que houve a pandemia, que impactou sensivelmente o setor. “Muitos Estados, e um exemplo é o Paraná, fizeram esforços financeiros para suportar a demanda. O teto de gastos também tirou dinheiro do SUS”.
Ainda conforme o parlamentar, a retomada de procedimentos, especialmente das cirurgias eletivas, é fundamental para superar os gargalos do pós-pandemia. “Lançamos o Opera Paraná enquanto fui secretário. O programa de cirurgias eletivas continua com robustez com R$ 300 milhões em diversas especialidades. E queremos também colocar essa estratégia aqui na discussão da Comissão de Saúde”.
Leia outras notícias no Portal RSN.