Bituruna faz balanço de ações de combate ao coronavírus

Sem casos confirmados, a prefeitura de Bituruna, faz ações diárias de conscientização da população e de combate ao coronavírus

Prefeitura promove diversas ações de combate ao coronavírus (Foto: Ascom/Prefeitura de Bituruna)

Nesta semana, Bituruna completou um mês de medidas intensivas de prevenção ao coronavírus. Assim, nos primeiros dias foram mantidos abertos apenas os serviços essenciais do comércio e prestadores de serviço além das indústrias, e implantadas barreiras sanitárias por 15 dias.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, após esse período, iniciou a reabertura gradual do comércio seguindo o protocolo de higiene e segurança, como manter a distância segura em filas e a disponibilização de álcool em gel. Além disso, foram feitas 150 fiscalizações, duas mil visitas orientativas, 35 notificações e cinco estabelecimentos fechados. Agentes de orientação estão diariamente no Centro e bairros prestando esclarecimentos à população.

O auxílio emergencial do Governo Federal começou a ser pago dia 9 de abril e a previsão é que ele injete mais de R$ 1 milhão em Bituruna. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social prestou atendimento aos cadastrados no CadÚnico sobre o assunto, e fez 385 cadastros e 155 atualizações de CPF.

Assim, a Sala do Empreendedor também está auxiliando os autônomos e MEIs fazendo a renegociação de parcelas da Fomento Paraná e viabilizando linhas de crédito através do Paraná Recupera, do Governo Estadual.

FUNDAÇÃO MUNICIPAL

Ainda segundo a assessoria, a Fundação Municipal de Saúde iniciou a entrega de 20 mil máscaras reutilizáveis através das agentes comunitárias de saúde. Assim, a aquisição das máscaras foi possível devido à colaboração da população que doou para a campanha solidária “Máscara para Todos”.

Assim, o uso do item é obrigatório em Bituruna, como determina o decreto 069/2020. O último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde aponta que Bituruna segue sem nenhum caso confirmado de coronavírus. Porém, já são 14 casos descartados com exames negativos e 21 casos sendo monitorados (pacientes com sintomas de gripe comum, que estão sendo acompanhando caso os sintomas piorem).

ORIENTAÇÕES

A assessoria relembrou ainda que a população pode solicitar orientações das 8h às 17h no (42) 3553-8000. Podem ser feitos pedidos de encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp (42) 3553-8011.

Já o atendimento de pacientes está sendo feito das 8h às 17h nas unidades de saúde São João, Oscar Geyer, Líbera Rossoni, Clemens Fioreli e Lino Zini. Além disso, a unidade Serafim Miron Martins está atendendo em horário estendido, das 8h às 23h. Devem procurar o Hospital São Vicente de Paula apenas quem precisar de atendimento de urgência e emergência, afim de evitar aglomerações.

OUTRAS AÇÕES

Por fim, a assessoria reiterou que tem feito orientações nas empresas, atualização diárias dos números de casos disponível para à população. Além do fechamento de espaços de esporte e lazer, atividades disponíveis para à rede municipal de ensino em modelo EaD. E ainda disque denúncia sobre estabelecimentos atendendo de forma irregular e aglomerações de pessoas (42) 3553-8012 (WhatsApp).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

SONHO REALIZADO

Governo regulamenta terras de pequenos produtores em Candói

SOLIDARIEDADE

Cantor católico faz live beneficente no sábado (18) em Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com