Da Redação, com assessoria
Bituruna – A Prefeitura de Bituruna lançou nesta terça feira (20), o Programa Jogando Limpo. O objetivo é promover a conscientização socioambiental através de ações que visam a preservação ambiental, destinação correta de resíduos, mutirões de limpeza e conservação dos espaços públicos. O lançamento oficial contou com uma blitz educativa em frente à Prefeitura com a distribuição de lixeiras para carros e de panfletos informativos, além da colação da primeira nova lixeira pública.
Algumas ações referentes ao programa já estão sendo desenvolvidas desde o início do ano. A Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando um trabalho contínuo com os alunos das escolas sobre a separação correta do lixo seco e úmido, reciclagem, compostagem e aumento da vida útil do aterro sanitário. Outra ação contínua são os mutirões de limpeza e conservação. Durante a Semana do Meio Ambiente foi realizada a limpeza do Rio Herval no perímetro urbano. Além disso, foi dado início a revitalização do Centro, com a lavagem e pintura das calçadas, conservação dos postes, bancos e lixeiras, e a troca do telhado da Praça do Fogo.
Participaram da blitz funcionários municipais, alunos da Escola Municipal Oscar Geyer e o vencedor do concurso de frases sobre conscientização ambiental Alessandro da Silva Gomes, da Escola Municipal Bento Gonçalves. O programa ainda abrange ações como a distribuição de sacolas plásticas na cor marrom para o lixo úmido produzido em casa, mais renda aos trabalhadores do Reciclinho devido a separação correta do lixo, disponibilização de substrato para jardinagem, ampliação do número de lixeiras instaladas na cidade e atividades educativas.
“O Jogando Limpo visa promover a qualidade de vida da população, pois uma cidade limpa é sinônimo de melhores condições sanitárias e ar mais puro. Também estamos intensificando a coleta de lixo e a conscientização da importância do descarte correto para evitamos alagamentos e a proliferação de doenças como a dengue”, destaca o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Quem já está inteirada de tudo isso é a aluna da Escola Oscar Geyer, Natália Dal Gallo. “Aprendi que não podemos jogar lixo no chão para não poluir os rios e a cidade e também não deixo que meus pais joguem”, explica a estudante de 10 anos.