22/08/2023
Cotidiano Região

Bituruna planta a Décima Milésima Araucária nesta quinta (12)

O plantio ocorre na comunidade do Saltinho e faz parte do programa 'A Força das Araucárias' que conta com 10 hectares plantados do pinheiro

8e710e3d-7a1a-4492-a32f-a9650eb576a0

O plantio faz parte do programa ‘A Força das Araucárias’ (Foto: Prefeitura de Bituruna)

Bituruna já plantou 10 mil árvores de pinheiro araucária e nesta quinta (12) chega à Décima Milésima Araucária. Dessa forma, o plantio ocorre na comunidade do Saltinho e faz parte do programa ‘A Força das Araucárias’. Autoridades, alunos e pesquisadores da Embrapa floresta reúnem-se para atingir a marca histórica.

Conforme a Prefeitura de Bituruna, hoje há 100 famílias envolvidas diretamente no programa que já conta com 10 hectares plantados de pinheiro Araucária. Inicialmente essas famílias recebem mensalmente, mas a ideia é tonar o programa autossustentável.

O pinheiro-do-paraná Araucaria angustifolia, também conhecido como araucária, pinheiro-araucária, pinheiro-brasileiro, entre outras denominações, é uma espécie da família Araucariaceae encontrada unicamente no Hemisfério Sul.

(Foto: Prefeitura de Bituruna)

FERRAMENTA PEDAGÓGICA

As secretarias Municipal de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente de Bituruna em parceria com o projeto ‘A Força Das Araucárias’ estimula a prática pedagógica interdisciplinar e transversal. Por isso, fazem atividades de campo com os alunos dos 5° anos da Escola Municipal Santo Antonio voltados para o cultivo e preservação das Araucárias.

Assim, as atividades têm a orientação do engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Jean Furlan, e da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Andenise Gobbi. Dessa forma, a propriedade de Antonio Dobrowski que fica na comunidade do Saltinho vira sala de aula. Por fim, ocorreram observações diagnósticas da área de produção e o acompanhamento do plantio das mudas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.