22/08/2023
Economia

Boa Ventura e Turvo recebem VarejoMAIS em Ação

imagem-42064

Empresários do comércio varejista de Boa Ventura de São Roque e Turvo, municípios na região de Guarapuava, terão a oportunidade de buscar conhecimento e qualificação para aperfeiçoar a gestão de suas lojas. Os dois municípios recebem, ainda neste ano, o Programa VarejoMAIS em Ação, uma iniciativa do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR, que, com o apoio de entidades parcerias, visam tornar o comércio varejista paranaense mais forte e competitivo.

Em Boa Ventura de São Roque, o lançamento do Programa acontece nesta quarta-feira (29), às 19 horas. Em Turvo, a apresentação do VarejoMAIS será na quinta-feira (30), também às 19 horas.

De acordo com o Sebrae, a proposta do VarejoMAIS em Ação é fortalecer as vendas no varejo e a economia dos municípios, fazendo com que o comércio local se torne tão atrativo que a população invista e faça compras na própria cidade, sem precisar se deslocar para centros comerciais maiores.

“O objetivo do VarejoMAIS em Ação é melhorar as pequenas empresas do comércio para que conquistem clientes e aumentam a competitividade empresarial. O Programa é uma oportunidade para os empresários buscarem atualização, com ferramentas que vão contribuir para aumentar, inclusive, o faturamento da empresa”, explica o consultor do Sebrae/PR, Cecilio Max Batista.

Para melhorar a gestão e aumentar a competitividade das lojas, o VarejoMAIS em Ação propõe a realização de um diagnóstico organizacional do empreendimento, realizado para identificar como está o atendimento, a estrutura física e a gestão financeira da loja.

Com essas informações, o empresário terá subsídios para elaborar um plano de ação, que vai contribuir para detectar quais são as potencialidades e as vulnerabilidades da empresa. “Os participantes do Programa ainda participam de consultorias e treinamentos, abordando temas como promoções coletivas, finanças, atendimento, comunicação visual e vitrinismo”, complementa o consultor do Sebrae/PR.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava, Abrão José Melhem, a realização do VarejoMAIS em Ação em Boa Ventura de São Roque e Turvo contribui para aprimorar o conhecimento dos empresários e para melhorar a dinâmica do pequeno varejo.

“São dois municípios da base territorial do nosso Sindicato e são duas cidades pujantes, nas quais prevalece a atividade agropecuária, o que alavanca o potencial de vendas do comércio. Com esse fator, o Sebrae/PR, o Sindicato do Comércio Varejista e a Federação do Comércio darão um suporte aos empresários com a realização do VarejoMAIS em Ação. A iniciativa vai melhorar o conhecimento deles, bem como a qualificação dos funcionários. Eu vejo com bons olhos essa parceria, que dará um toque especial ao comércio dos dois municípios”, avalia Abrão José Melhem.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET), Felipe Brügg, a realização do VarejoMAIS em Ação contribui para aumentar a competitividade do comércio local.

“É importante porque o Programa reúne um pacote de soluções empresariais, que atinge várias áreas da empresa e ainda é realizado nas cidades. Assim, os empresários não precisem se deslocar para outra localidade em busca desse conhecimento e o preço do Programa é acessível”, avalia Felipe Brügg.

Lançamentos

O lançamento do VarejoMAIS em Ação em Boa Ventura de São Roque acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 19 horas, no Centro de Eventos Municipal. Em Turvo, a apresentação do Programa será na quinta-feira, dia 30, também às 19 horas, no Salão da Igreja Presbiteriana.

Os interessados em participar do VarejoMAIS em Ação podem entrar em contato com o Sebrae/PR, em Guarapuava, no telefone (42) 3623-6720. As vagas são limitadas.

Foto/ centro da sede de Turvo

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.